Quatro cidades da região obtêm qualificação no Município Verde Azul
Itajobi, Novais, Novo Horizonte e Santa Adélia apareceram bem posicionadas no ranking ambiental do programa
Foto: Arquivo Pessoal - Prefeito Guilherme Colombo, de Santa Adélia, participou da cerimônia de premiação
Por Guilherme Gandini | 22 de dezembro, 2023

Levantamento feito pelo jornal O Regional revelou que quatro cidades da região de Catanduva conseguiram a qualificação no Programa Município Verde Azul, cujos resultados foram divulgados na terça-feira, 19, pelo Governo de São Paulo. As demais ficaram no fim da lista em seus grupos, conforme divisão por porte populacional, ou sequer participaram do projeto.

Um dos destaques é Novais, que conseguiu a Qualificação II ao somar 48 pontos e ficar em 67º lugar, entre 140 integrantes do Grupo 1, composto por cidades com menos de 10 mil habitantes.

No Grupo 2, que tem municípios com 10 mil a 50 mil moradores, a melhor performance foi de Novo Horizonte, que obteve a Qualificação I ao atingir 68,5 pontos e a posição 43 entre 153 da lista. Itajobi apareceu com a Qualificação II com 46 pontos e na 89ª colocação, seguida de perto por Santa Adélia, também com a Qualificação II ao contabilizar 44 pontos, na 94ª posição.

Das 412 cidades participantes, o Governo de São Paulo entregou certificações a 280, por terem alcançado os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A pasta distribuiu certificações nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação. Esse foi o 9º ciclo do Programa Município Verde Azul.

O projeto leva em conta ações realizadas em dez diretivas: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

Além da inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, os municípios certificados receberam troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, como forma de conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.

LONGO PRAZO

Para o prefeito de Santa Adélia, Guilherme Colombo, que esteve na cerimônia de premiação, o resultado reflete na qualidade de vida da população. “É uma importante conquista, porque é resultado do trabalho de todos, com reflexos a longo prazo na qualidade de vida da população, pois estamos trabalhando com ações ambientais que serão percebidas pelas futuras gerações. A qualificação vai ao encontro do trabalho da Prefeitura pela sustentabilidade, com ações diretas, aplicadas constantemente em formas de políticas públicas e gestão ambiental exemplar.”

FORA DA LISTA

Principal cidade da região, Catanduva ficou sem a certificação do Município Verde Azul este ano. Entre as 65 localidades que têm entre 100 mil e 500 mil habitantes analisadas, a cidade apareceu na 57ª colocação – apenas 50 foram premiadas. Foram 29 pontos somados, dos 100 possíveis.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Júlia Cassiano Wayego, devido às mudanças nos parâmetros de classificação aplicadas este ano pelo programa, ações realizadas em Catanduva não foram aceitas e pontuadas. O foco agora é se recupera no próximo ciclo.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Reforma da Estação Cultura deve se prolongar até julho
Por Da Reportagem Local | 03 de maio de 2024
Governo de SP define salário mínimo estadual de R$ 1.640
Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Conselho da Criança quer incentivar destinação do IR às entidades