Quase 7 mil beneficiários do Cadastro Único em Catanduva terão acesso ao novo aplicativo
Modernização feita pelo Governo Federal facilita o acesso dos cidadãos aos serviços sociais
Foto: DIVULGAÇÃO - Aplicativo é mais uma facilidade para o cidadão ter acesso ao sistema
Por Myllayne Lima | 02 de abril, 2022
 

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Cidadania, João Roma, lançaram na quarta-feira, 30, o novo aplicativo do Cadastro Único. A ferramenta traz mais opções aos usuários, como a possibilidade de autocadastramento, mapa georreferenciado com os pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e assistente virtual. 

O aplicativo está disponível para celulares nos sistemas Android e IOS há mais de 80 milhões de pessoas. De acordo com o Ministério da Cidadania, em Catanduva há 6.800 famílias com registro no banco de dados do Governo Federal, que terão acesso ao novo app. 

O Cadastro Único é usado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, por exemplo. Com a modernização do Cadastro Único, os novos cruzamentos de dados serão feitos a partir de mais de 36 bilhões de registros. 

A modernização do Cadastro Único facilita o acesso dos cidadãos aos serviços sociais. O autocadastramento reduz o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que a pessoa chega ao local com a necessidade de apenas completar e confirmar seus dados. 

“A tecnologia vai facilitar ainda mais o acesso ao Cadastro Único, que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do Governo Federal. É uma nova ferramenta para garantirmos mais cidadania a quem mais precisa e transparência dos recursos públicos”, frisou o ministro da Cidadania João Roma. 

O cadastramento presencial continua da mesma forma. O aplicativo é mais uma facilidade para o cidadão ter acesso ao sistema. O Ministério da Cidadania vai ampliar a conectividade dos Postos do Cadastro Único em mais de 700 municípios. 

O aplicativo foi lançado durante agenda do presidente da República em Parnamirim (RN), que marcou a conclusão do primeiro trecho da Linha Branca da linha férrea da Grande Natal. 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Elias Nechar conquista cinco medalhas no Concurso Canguru de Matemática
Por Guilherme Gandini | 23 de junho de 2024
Instituto Federal faz seleção para vagas no curso de Fabricação Mecânica
Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Ciesp inicia pesquisa para suprir demandas do setor industrial