A Prefeitura de Catanduva reuniu moradores do bairro Zé Povão, na quinta-feira, 17, para a entrega de 49 escrituras de imóveis. O ato foi realizado no início da noite, na escola municipal Nelson de Macedo Musa, no Jardim Alpino, com presença do prefeito Padre Osvaldo (PL) e do vice-prefeito Cláudio Romagnolli (PSDB).
De acordo com a administração municipal, apesar de morar nas residências há mais de 30 anos, as famílias ainda não tinham a documentação. Agora, direitos reconhecidos. A ação foi possível por meio de parceria entre a prefeitura e o programa Cidade Legal, de regularização fundiária. A partir dos títulos, os moradores passam a ser, legalmente, proprietários dos imóveis.
“Logo no início do mandato, Padre Osvaldo pediu para o então coordenador de Habitação iniciar esse trâmite, porque quando ele foi candidato, verificou que naquela região os moradores tinham duas indicações muito latentes: a regularização do loteamento e o asfaltamento da avenida Mongaguá”, relembra o atual coordenador de Habitação, Rodrigo Genovês.
Segundo ele, a entrega das escrituras às 49 famílias foi fruto de muito trabalho e convencimento dos moradores, que tinham desconfiança quanto à entrega de documentos. Em função disso, a regularização de 11 imóveis ainda está pendente. “Tinha esse receio de que muita gente já foi lá tentar resolver e não conseguia e o padre mostra que é possível”, ressalta o gestor.
A partir das escrituras, reforça Genovês, os proprietários dos imóveis poderão solucionar outros impasses, como desdobro de terrenos e regularizações em contas de água e energia, por exemplo, já que a falta de documentos ocasionou uma série de transtornos na vida dessas pessoas. “Agora eles já têm uma escritura na mão e podem dar solução a tudo isso.”
Autor