Psicologia do Imes inicia projeto com foco no público adolescente
Fotos: Divulgação - Projeto do Imes busca desenvolver a consciência crítica dos adolescentes
Será realizada série de palestras ministradas por professores e alunos do curso em escolas da rede municipal
Por Da Reportagem Local | 23 de setembro, 2025

O curso de Psicologia do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (Imes), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Projeto “Viver a adolescência, cuidar de si, respeitar o outro e transformar o mundo”, iniciativa voltada à promoção de saúde emocional e cidadania entre os adolescentes da rede escolar.

O projeto tem como objetivo promover a saúde emocional, incentivar práticas de autocuidado e estimular a construção de relações respeitosas e solidárias no ambiente escolar.

Além disso, busca desenvolver a consciência crítica dos adolescentes sobre questões sociais e comportamentais que impactam sua vida cotidiana, fortalecendo tanto o bem-estar individual quanto a convivência coletiva.

Será realizada uma série de palestras ministradas por professores e alunos do curso de Psicologia do Imes Catanduva, com temas escolhidos de acordo com as demandas e necessidades de cada escola participante.

A abertura aconteceu no dia 22 de agosto, na EMEF Arnaldo Zancaner, com a palestra “Bullying não é brincadeira”, conduzida pela professora Karina Berteline Pirola e pela aluna Gabriela Simpionato. O encontro buscou conscientizar os estudantes sobre as consequências do bullying, além de estimular a empatia, o respeito às diferenças e a construção de relações mais saudáveis no ambiente escolar.

Na sequência, o projeto passou pela EMEF Prof.ª Graciema Ramos da Silva, em 29 de agosto, e pela EMEF Prof. Waldemar Martins Aydar, em 5 de setembro, levando reflexões e orientações importantes sobre convivência, cuidado e respeito mútuo.

A ação terá continuidade nos próximos meses, com novas palestras abordando diferentes temas relevantes para o desenvolvimento saudável e a convivência respeitosa entre os adolescentes.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Polícia Civil cumpre mandados em operação contra fraudes eletrônicas
Por Guilherme Gandini | 14 de novembro de 2025
Novos veículos devem suprir demanda de pacientes PCD
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular da Fatec Catanduva