Psicóloga revela como resolver conflitos para ter bom relacionamento
Joyce Bonfante, especialista em psicologia da saúde e terapia cognitivo comportamental, diz que seu papel é apoiar o paciente e oferecer conselhos e informações
Crédito: Arquivo Pessoal - Terapia, de acordo com a psicóloga Joyce, oferece um espaço seguro para crescimento emocional
Por Stella Vicente | 08 de junho, 2023

Celebrado na segunda-feira, 12 de junho, o Dia dos Namorados é um momento especial para os casais, sendo marcado por troca de presentes, jantares e declarações de amor. Porém, nem tudo é tão simples o tempo todo em uma relação amorosa. A psicóloga Joyce Bonfante, especialista em psicologia da saúde e terapia cognitivo comportamental, revela como resolver conflitos da melhor maneira para ter um relacionamento saudável.

Para ela, o amor romântico é um desafio que liga uma pessoa a outra em nível profundo. “Isso nos deixa vivenciar um relacionamento único, cheio de paixão, admiração e cuidado um pelo outro. É um sentimento intenso que nos leva a superar obstáculos, enfrentar desafios e trabalhar pelo bem-estar e felicidade do próximo”, diz.

Dentre as características de um bom relacionamento, na visão da psicóloga, estão o suporte emocional, um apoio recíproco em momentos de alegria, mágoa, estresse ou desafios; a intimidade, tanto física e emocional, onde se é capaz de expressar amor, demonstrar afeto e ter uma vida sexual satisfatória com base no consentimento e na comunicação aberta; esta, por sua vez, é importante pois permite aos casais se sentirem à vontade para expressar seus sentimentos, medos, preocupações, sonhos; o compromisso, que se refere a decisão de manter o relacionamento; acordos, pois todo relacionamento exige acordos e fazer combinados, o que sempre é a melhor solução; e, por fim, a honestidade, transparência e confiança, que fazem o relacionamento crescer e crescer cada vez mais.

Joyce ainda destaca que o psicólogo é o profissional habilitado para administrar e resolver conflitos amorosos por meio de técnicas que ajudam o paciente a ter consciência da dinâmica da relação em que se encontra e dos possíveis danos emocionais, físicos e psicológicos relacionados a ela. Dessa forma, o psicólogo irá explorar os sentimentos e crenças do paciente sobre a relação, destacando a reflexão e fortalecendo-o emocionalmente, ajudando-o a recuperar sua autoestima e confiança.

“É importante ressaltar que o papel do psicólogo não é ditar decisões aos pacientes, mas oferecer apoio, conselhos e informações para que eles possam tomar suas próprias decisões de forma consciente. O principal objetivo é promover o bem-estar e ajudá-lo a estabelecer relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios”, complementa.

PRINCIPAIS DICAS

Joyce Bonfante também acredita que colocando certas ações em prática é possível melhorar um relacionamento de forma efetiva. Algumas dicas são: ter tempo de qualidade a sós, longe de celular, televisão ou notebook; sempre conversar e manter um bom diálogo; dizer “palavras mágicas” como obrigada, por favor e desculpa; dar atenção quando o parceiro precisar e, quando conversar, procurar ter diálogo olho no olho; e fazer pequenas surpresas, não apenas em datas comemorativas.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 07 de maio de 2024
Defesa Civil e Fundo Social iniciam campanha por donativos para o RS
Por Guilherme Gandini | 07 de maio de 2024
Atrações do final de semana, Esquadrilha e Sidney Magal atraem multidões
Por Da Reportagem Local | 07 de maio de 2024
Provão Paulista divulga lista de alunos aprovados nas Fatecs e Univesp