Psicóloga mostra como mães podem equilibrar a vida pessoal, profissional e familiar
Joyce Bonfante, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, afirma que é crucial criar rotina equilibrada com momentos de qualidade
Crédito: Divulgação - Busca pelo equilíbrio requer estratégias para garantir que todas as áreas sejam atendidas de maneira satisfatória
Por Stella Vicente | 14 de maio, 2023

O Dia das Mães celebra a dedicação e amor incondicional dessas mulheres, mas é também uma oportunidade para refletir sobre como elas são desafiadas dia a após dia ao tentarem equilibrar a vida pessoal, profissional e familiar.

Para a psicóloga Joyce Bonfante, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, é crucial criar rotina equilibrada com momentos de qualidade sozinha e também em família. Ela destaca que a jornada da maternidade é uma trajetória repleta de escolhas, momentos de alegria e, por vezes, de questionamentos.

“Ser mãe e, simultaneamente, estar engajada em uma carreira pode ser uma tarefa complexa, repleta de equilíbrios delicados e malabarismos diários. A pressão para ser uma supermulher, atendendo às exigências do trabalho e da família, pode se tornar avassaladora. Equilibrar a vida pessoal, profissional e familiar é um desafio constante para muitas mães”, diz.

A busca pelo equilíbrio requer estratégias e conscientização para garantir que todas as áreas sejam atendidas de maneira satisfatória. As indicações da psicóloga são: estabelecer prioridades claras e realistas e definir metas e objetivos tanto na vida pessoal quanto na profissional, levando em consideração as necessidades da família; criar uma rede de apoio e procurar ajuda e apoio de familiares, amigos ou mesmo profissionais, como babás, creches ou serviços de limpeza, para dividir as responsabilidades, e não ter medo de pedir ajuda quando necessário; dividir tarefas com o companheiro; e cuidar de si mesma, reservando um tempo regularmente para fazer atividades que goste, como exercícios, hobbies ou momentos de relaxamento.

A profissional ainda ressalta que a terapia pode desempenhar papel fundamental ao ajudar mães a equilibrar suas vidas pessoais, profissionais e familiares. Um psicólogo pode oferecer estratégias para melhorar a comunicação e a resolução de conflitos dentro da família, promovendo relacionamentos mais saudáveis e apoiadores.

“A terapia oferece ferramentas valiosas para lidar com o estresse e a ansiedade, frequentemente presentes nessa delicada dança entre trabalho e maternidade. Através de técnicas de gestão do tempo, estabelecimento de limites saudáveis, as mães podem aprender a cultivar o equilíbrio tão necessário para nutrir todas as áreas de suas vidas. Em relação à vida familiar, é crucial estabelecer momentos de qualidade com os filhos e o parceiro. Criar uma rotina familiar equilibrada, onde todos os  membros possam se envolver nas tarefas domésticas e se apoiar mutuamente, também contribui para evitar a exaustão”, esclarece Joyce.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 07 de maio de 2024
Defesa Civil e Fundo Social iniciam campanha por donativos para o RS
Por Guilherme Gandini | 07 de maio de 2024
Atrações do final de semana, Esquadrilha e Sidney Magal atraem multidões
Por Da Reportagem Local | 07 de maio de 2024
Provão Paulista divulga lista de alunos aprovados nas Fatecs e Univesp