Com a proximidade dos vestibulares, em especial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a ser realizado neste final de semana e que proporciona o acesso a universidades em todo o país, os estudantes podem se sentir pressionados e ansiosos. Por esse motivo, os cuidados com a saúde, tanto física quanto mental, devem ser levados ainda mais a sério.
A psicóloga da Medicina Preventiva da Unimed Catanduva, Ana Maria Brambilla da Silva, explica que é possível controlar os ânimos neste período de provas decisivas. Ela diz ser de extrema importância que os estudantes trabalhem junto o autoconhecimento e organização de sua rotina, pois um dos grandes aliados do controle ansioso é um bom planejamento.
“Para aqueles que o sentimento de ansiedade acaba gerando processos de crise, é importante a busca de um profissional que traga os melhores manejos para seu caso e, assim, o resultado final será a execução de um bom rendimento em sua prova e continuidade de vida”, diz Ana Maria, que ainda ressalta ser possível aplicar técnicas de relaxamento, respiração e meditação, pois auxiliam na concentração no período de provas.
Ela ainda destaca que o fato de passar a noite em claro estudando pode ser prejudicial aos jovens, uma vez que, na infância e adolescência, onde o desenvolvimento ainda está ocorrendo, é imprescindível que haja o descanso de oito horas. Dessa forma, é possível melhorar o rendimento de aprendizagem e concentração. “O cansaço prejudica a concentração, memória e atenção, portanto, é muito importante que a organização de estudo seja realizada, podendo assim ter o tempo de estudo, mas também o descanso”, esclarece a profissional.
Ana Maria ainda diz ser imprescindível cuidar da saúde física, já que as atividades são um grande aliado para os dias de muita tensão, além de produzir hormônios importantes para a manutenção do bem-estar. “Portanto, além de praticar o autoconhecimento, tenha uma boa alimentação, hidratação e organização, movimente-se”, sugere.
Para a psicóloga, as principais indicações para manter a calma nos dias que antecedem às provas, assim como no dia do exame em si, é ter a confiança de que se dedicou durante o ano todo e buscar a ajuda de professores caso tenha dúvidas em determinados assuntos.
“Ter um pensamento menos autocrítico para que o rendimento seja eficaz, é algo a ser trabalhado, podendo assim exigir o ‘seu melhor’ e não buscando apenas ser ‘o melhor’. Logo, estude, tenha momentos de atividades prazerosas com os amigos ou sozinho, pratique atividade física e tenha uma alimentação balanceada, fazendo que seu corpo e mente caminhem no mesmo ritmo”, completa Ana Maria.
Além disso, conversar sobre os medos e anseios com pessoas próximas é uma boa opção para se receber acolhimento e orientação. Isto porque, viver junto a outras pessoas e manter um bom relacionamento é uma base de apoio importante para que habilidades sejam desenvolvidas, fazendo com que se tornem indivíduos mais resolutivos diante de problemas.
Autor