Provão Paulista: classificados devem escolher cursos para o 2º semestre
São 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolha deve ser feito até 29 de abril
Foto: Divulgação/Univesp - Fatec organizará quatro chamadas dos classificados; na Univesp serão três
Por Da Reportagem Local | 17 de abril, 2024

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo iniciou nova etapa do Provão Paulista: o processo de escolha de cursos para o segundo semestre. Essa fase é indispensável para o preenchimento das 5.109 vagas das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e das 2.610 vagas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Ao todo, 60.860 estudantes podem registrar a opção de até cinco cursos de preferência para as Fatecs (entre 92 formações disponíveis) e até três opções para a Univesp (são três eixos e nove cursos). Eles foram classificados no Provão Paulista, realizado em 2023, e podem concorrer a uma das 7.719 vagas para cursos superiores com aulas que terão início no segundo semestre.

Para fazer a escolha, os alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos que concluíram em outras redes do país devem fornecer nome e CPF. Nas duas instituições, o início das aulas está previsto para 27 de julho de 2024.

A Fatec organizará quatro chamadas: a 1ª chamada para matrículas entre os dias 6 e 8 de maio; a 2ª para matrículas entre 13 e 15 de maio; a 3ª chamada para os dias 20 e 22 de maio; e a 4ª chamada para 27 e 29 de maio. A Univesp terá três chamadas, nas mesmas datas da Fatec. Para consultar os resultados, os estudantes devem estar atentos ao site do Provão Paulista.

No caso da Univesp, o estudante precisa cadastrar, no portal do Provão, o eixo de preferência e, na fase de matrículas, informar a graduação. Além disso, os classificados para a universidade virtual que já registraram a opção de curso no ano passado podem modificar a escolha.

Implantado de forma inédita pelo Governo do Estado no ano passado, o Provão Paulista Seriado é a porta de entrada de estudantes do Ensino Médio no curso superior, nas instituições paulistas parceiras, a USP, Unesp, Unicamp, Univesp e as Fatecs. Na primeira edição, mais de 15 mil vagas foram abertas nas universidades e faculdades paulistas.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência