A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo iniciou nova etapa do Provão Paulista: o processo de escolha de cursos para o segundo semestre. Essa fase é indispensável para o preenchimento das 5.109 vagas das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e das 2.610 vagas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Ao todo, 60.860 estudantes podem registrar a opção de até cinco cursos de preferência para as Fatecs (entre 92 formações disponíveis) e até três opções para a Univesp (são três eixos e nove cursos). Eles foram classificados no Provão Paulista, realizado em 2023, e podem concorrer a uma das 7.719 vagas para cursos superiores com aulas que terão início no segundo semestre.
Para fazer a escolha, os alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos que concluíram em outras redes do país devem fornecer nome e CPF. Nas duas instituições, o início das aulas está previsto para 27 de julho de 2024.
A Fatec organizará quatro chamadas: a 1ª chamada para matrículas entre os dias 6 e 8 de maio; a 2ª para matrículas entre 13 e 15 de maio; a 3ª chamada para os dias 20 e 22 de maio; e a 4ª chamada para 27 e 29 de maio. A Univesp terá três chamadas, nas mesmas datas da Fatec. Para consultar os resultados, os estudantes devem estar atentos ao site do Provão Paulista.
No caso da Univesp, o estudante precisa cadastrar, no portal do Provão, o eixo de preferência e, na fase de matrículas, informar a graduação. Além disso, os classificados para a universidade virtual que já registraram a opção de curso no ano passado podem modificar a escolha.
Implantado de forma inédita pelo Governo do Estado no ano passado, o Provão Paulista Seriado é a porta de entrada de estudantes do Ensino Médio no curso superior, nas instituições paulistas parceiras, a USP, Unesp, Unicamp, Univesp e as Fatecs. Na primeira edição, mais de 15 mil vagas foram abertas nas universidades e faculdades paulistas.
Autor