O processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2026 oferta 92.355 vagas distribuídas entre as 228 Etecs e classes descentralizadas do Estado de São Paulo. O interessado em participar deve se inscrever até as 20 horas do dia 7 de novembro, pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. A prova será aplicada no dia 30 de novembro.
As oportunidades estão disponíveis para quem deseja cursar os Ensinos Médio e Médio integrado ao Técnico, para o modelo de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), bem como para os cursos técnicos – presencial, semipresencial e online – e especializações técnicas.
Na Etec Elias Nechar, em Catanduva, são nove opções de cursos de Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico: Administração, Agronegócio, Cuidados de Idosos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Informática para Internet, Marketing, Mecatrônica e Química. Há, ainda, os cursos de Especialização em Gestão de Projetos EAD e Guia de Turismo EAD.
Para fazer a inscrição no Vestibulinho das Etecs é necessário preencher a ficha eletrônica, o relatório socioeconômico e escolher o curso e a unidade. Os requisitos mudam de acordo com a modalidade de estudo. O candidato deve conferir as regras para participação no Manual do Candidato, disponível na internet. Cursos, vagas e unidades participantes também estão no site.
É possível efetuar até cinco inscrições diferentes. Para cada uma delas, será gerado um novo boleto. A inscrição só será validada mediante o pagamento da taxa, até o dia 7 de novembro. As Etecs disponibilizam computadores com acesso à internet para candidatos que necessitarem de apoio para esta etapa. O interessado deve entrar em contato com a unidade.
Atenção para os golpes nas inscrições
O Centro Paula Souza (CPS) alerta os candidatos ao Vestibulinho das Etecs sobre falsos sites para inscrição no processo seletivo. Os interessados em concorrer a uma vaga nas Escolas Técnicas Estaduais devem se inscrever exclusivamente no endereço eletrônico oficial: www.vestibulinho.etec.sp.gov.br. A taxa é de R$ 29 e não há qualquer valor adicional a ser pago. O CPS está denunciando os sites falsos e tomando as medidas cabíveis.
Em caso de dúvidas, acesse o “Fale Conosco” do site ou ligue para a Central de Informações pelos telefones 11 3471-4071 (Capital e Grande SP) ou 0800 772 2829 (demais localidades).
Autor