
O Centro Paula Souza (CPS) prorrogou até sexta-feira, 13 de junho, o prazo para inscrições no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre. O candidato deve se inscrever pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. Para participar do processo seletivo é preciso pagar a taxa de R$ 30 até segunda-feira, 16. A prova será aplicada no dia 6 de julho, às 13h30.
As Etecs oferecem 36.346 vagas para cursos gratuitos de Ensino Técnico, Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, para unidades de todo o Estado de São Paulo. As opções de estudo estão distribuídas nas modalidades presencial, semipresencial e online.
A relação completa de unidades, cursos e vagas do processo seletivo para o segundo semestre de 2025 pode ser consultada no site oficial do Vestibulinho das Etecs.
Para se inscrever é preciso preencher a ficha e responder ao questionário socioeconômico. A efetivação da inscrição no Vestibulinho ocorrerá somente após a confirmação do pagamento do boleto. Caso o candidato necessite, as Etecs oferecem internet e computadores para fazer a inscrição. É necessário consultar a unidade desejada quanto aos horários de atendimento.
CATANDUVA
Na Etec Elias Nechar, em Catanduva, as opções são os cursos técnicos de Design de Interiores, Mecânica, Química e Recursos Humanos, todos presenciais, no período noturno, com 40 vagas. O curso Técnico em Edificações está com vagas remanescentes, com aulas noturnas e 20% a distância. Outras opções são as especializações EAD em Gestão de Projetos e Guia de Turismo.
O Elias Nechar ainda tem duas classes descentralizadas. Em Palmares Paulista, é oferecido o curso de Química na escola Vereador Raul de Carvalho, enquanto em Paraíso há o curso de Administração na escola Professor Helio de Souza Castro. Ambos são presenciais e noturnos.
REQUISITOS
Para concorrer a uma vaga no Ensino Técnico, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir da segunda série do Ensino Médio ou equivalente, apresentando, no ato da matrícula, o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado.
Para cursar uma Especialização Técnica, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site do processo seletivo.
Em relação às vagas remanescentes de segundo módulo, é necessário estar cursando a terceira série do Ensino Médio, ou ter concluído esse ciclo, além de comprovar experiência profissional na área, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.
Autor
