A Prefeitura de Catanduva abre nesta terça-feira, 21, as propostas técnicas apresentadas pelas quatro concorrentes da Chamada Pública nº 01/2025, que definirá a organização social de saúde que assumirá a gestão da UPA – Unidade de Pronto Atendimento. A sessão pública está marcada para as 9 horas, conforme convocação publicada na sexta-feira, no Diário Oficial do Município.
Novo recurso apresentado pela Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus foi considerado improcedente e as quatro organizações que disputam o contrato foram habilitadas para essa fase do processo: Associação Beneficente de Pirangi, Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus, Hospital Beneficente São José de Herculândia e Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
A seleção vai se basear em critérios pré-estabelecidos, que poderão totalizar 100 pontos na somatória, a partir da análise da capacidade técnica, quantitativo de pessoal, regulamentos, descrição das atividades, metologias de gestão e de trabalho, entre outros itens.
Cada concorrente deve apresentar Plano Orçamentário de Custeio para desenvolvimento dos serviços de saúde para a operação mensal e para 12 meses, prevendo todas as despesas necessárias. Também é preciso entregar plano de cargos, salários, benefícios e provisões.
Depois de superada essa etapa, serão reveladas as propostas de preço. Conforme o edital, o limite será R$ 22.199.319,96, correspondente ao custeio anual. O contrato de gestão terá prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado até 60. Atualmente, a UPA tem como gestor o Hospital Mahatma Gandhi, sob responsabilidade da interventora FVS Administração e Gestão Judicial.
AS CANDIDATAS
A Organização Social de Saúde Pirangi atua desde 1981, tendo sede em Pirangi. É a atual gestora de unidades de saúde em Pirangi, São Manuel, Botucatu, Fernando Prestes, Ouroeste, Vista Alegre do Alto, Taiaçu e Taiúva e, em São Paulo, administra o Hospital Maternidade Interlagos.
O Hospital Senhor Bom Jesus, fundado em 1954, fica em Monte Azul Paulista e disponibiliza 70% dos atendimentos ao SUS. É gestora do Pronto Socorro Dr. Alceu Lot e unidades de saúde em Birigui/SP e de pontos de atendimento em São João do Sabugi/RN, Janduís/RN e Jucurutu/RN.
O Hospital Beneficente São José foi fundado em 1958, sendo administrado desde 1970 pelas Irmãs Missionárias de Nossa Senhora de Fátima, com sede em Herculândia e 100% dos atendimentos pelo SUS. Em seu site, não há detalhes sobre gestão de unidades ou UPAs.
O INDSH é uma entidade fundada em 1950 que responde pela gestão de instituições instaladas no Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará. Em sua página na internet aparecem quase 20 pontos de atendimento, entre hospitais, UPAs e um Centro de Inclusão e Reabilitação.
Autor