O Centro Universitário Padre Albino – Unifipa promove de 15 a 24 de agosto o 'Curso Prático sobre técnicas e manipulação ética em experimentação animal' para capacitar docentes e discentes da instituição em experimentação animal para que possam propor e executar projetos de pesquisa.
Diante da Resolução Normativa do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), nº 49, de 7/5/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de capacitação do pessoal envolvido em atividades de ensino e pesquisa científica que utilizam animais, a Propeg/pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação propõe cursos anuais ofertados pela Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais/UDPE - Biotério, ministrados pelo médico veterinário Rodrigo Berguio Vidotti e pela bioterista Ariane Harumi Yoshikawa, ambos da Unifipa.
Para participar do curso é necessário seguir pré-requisitos, como possuir certificado do curso de capacitação no uso e manejo de animais de laboratório, organizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
O curso teórico (pré-requisito) segue o formato de Ensino a Distância (EaD), sendo apresentado em vídeo aulas teóricas e demonstrações gravadas em formato de módulos.
Na Unifipa, os orientadores esclarecerão dúvidas e demonstrarão algumas técnicas de manuseio ético de animais de forma prática aos inscritos. O curso prático possui carga horária de 10 horas e será aplicado das 12h às 13h na UDPE/Biotério, no Campus Sede da Unifipa.
As inscrições para o curso prático são gratuitas e podem ser feitas com a bioterista Ariane Harumi Yoshikawa ou pelo telefone (17) 3311-3342. O curso é limitado a dez participantes, que receberão certificados após a conclusão.
A Propeg ressalta a importância da capacitação para manipulação ética dos animais de experimentação. “Em estudos pré-clínicos, onde, por exemplo, são verificadas as ações de novos medicamentos ou técnicas cirúrgicas, a manipulação animal é importante, mas deve ser feita de forma ética, apenas quando estritamente necessário e somente por pessoal capacitado”, disse a pró-reitora Profa. Dra. Ana Paula Girol. Ela acrescenta que, “ciente do seu papel ético e seguindo as diretrizes do Concea, a Unifipa não permite a manipulação animal sem a devida capacitação de docentes, técnicos e alunos envolvidos em pesquisa.
Para mais informações e inscrição para o curso teórico (pré-requisito para a capacitação prática), basta acessar o link: https://ww3.icb.usp.br/capacitacao-uso-animais. Outras dúvidas podem ser enviadas para cebiot_curso@icb.usp.br.
Autor