Durante o mês de novembro, o cantor e compositor Marcelo Mai realizará diversas apresentações em instituições da cidade através de seu projeto cultural Viola Encantada. A proposta é proporcionar momento de arte, música e cultura a pessoas que recebem assistência social e de saúde.
No começo do mês, ele fez a primeira intervenção artística no Hospital Mahatma Gandhi, e na última semana foram duas apresentações no Hospital do Câncer de Catanduva – uma na sala de quimioterapia e outra na recepção da radioterapia.
Nesta segunda-feira, 11, o violeiro esteve no Recanto Monsenhor Albino animando a tarde dos residentes. A próxima apresentação será dia 25, às 13h30, na Apae, para alunos, pais e funcionários.
“A neurociência já comprovou através de diversos estudos que a música tem um poder transformador. Desde a redução de estresse, pressão arterial, neuroinflamação e até mesmo na reativação de memórias de pessoas com demência ou Alzheimer. Esta é a intenção do Viola Encantada”, diz Marcelo Mai.
O nome Viola Encantada baseia-se nesta ideia, pois o vocábulo "Encantamento" significa tanto "um grande prazer que se tem como reação a alguma boa qualidade do que se vê e ouve" como também "algo que tem um poder mágico, um poder encantado". Encantar as pessoas com a viola caipira e canções que falam da natureza e da vida é o grande objetivo do projeto.
“É muito importante realizar intervenções artísticas que fazem o resgate da nossa cultura regional. Por isso eu canto minhas próprias composições, mas também levo aquelas canções bem conhecidas na nossa região, como Chalana, Cuitelinho, Gaiola de Ouro, Chico Mineiro... Sem contar as poesias de Almir Sater e Renato Teixeira, minhas principais referências. Quando o pessoal canta junto a música Tocando em Frente é a melhor parte. Particularmente fico muito feliz e satisfeito de estar realizando isso e levando às pessoas estas músicas que evocam memórias e afetos” conclui o artista.
O projeto Viola Encantada é realizado através da Política Nacional Aldir Blanc, financiado pelo Ministério da Cultura, com apoio do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura.
Autor