Projeto Pequenos Eleitores é concluído com cerimônia de posse em Urupês
Alunos eleitos no projeto receberam a faixa presidencial em cerimônia de posse, com a presença dos três poderes
Foto: THOMAS MOUTROPOULOS/PREFEITURA DE URUPÊS - Estudantes eleitos com prefeito Bica e a vice-prefeita Maria Luiz, durante cerimônia na Câmara
Por Da Reportagem Local | 07 de outubro, 2022
 
 

Os alunos do 4° ano da EMEF Maria da Glória Robert Lima de Almeida, de Urupês, passaram por uma experiência única. Após um processo completo para entenderem e conhecerem na prática a utilidade e funcionalidade dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, eles participaram da cerimônia simbólica de posse do presidente, vice-presidente, governador, senador e deputados, que representarão os eleitores da escola municipal no próximo ano. 

O projeto consiste em criar o senso de cidadania desde o início da vida dos alunos, e a ideia surgiu há 14 anos, de acordo com a professora Fátima Cristina Durigan.  

“Toda vez que havia eleições os alunos me perguntavam em quem eu iria votar, e como eles escolheriam em quem votar quando tivessem idade para isso, então eu me senti na necessidade de criar esse ambiente de aprendizagem para prepará-los, e foi então que surgiu a oportunidade de levá-los ao gabinete do prefeito, na Câmara Municipal e também no Fórum do município, para que eles tirassem suas dúvidas, e fizessem seus pedidos”, conta a educadora. 

Em 2022, relata Cristina, com a recepção do prefeito Bica, da vice-prefeita professora Maria Luiza Giampani da Silva, da presidente da Câmara Téia Mazzali, e do juiz de direito Vinicius Nunes Abbud, a atividade tornou-se um sucesso. 

A posse aconteceu na Câmara e contou com presenças ilustres do município, além da equipe da unidade de ensino, como a diretora Isabel Ramos e a vice-diretora Andreia Soilo, além de professores e alunos, pais e convidados. 

O presidente eleito Davi Malfatti, 9 anos, reivindicou algumas coisas que os alunos consideram que é preciso mudar na escola, e disse que até o último dia do mandato ele irá trabalhar para ajudar os alunos.

“Já conseguimos a rede de vôlei e agora temos outros pedidos, um deles é menos gritaria na hora do intervalo, outro é ter música às sextas-feiras na hora do recreio, e eu precisarei da ajuda de todos os alunos para conseguir resolver isso. Eu também vou tentar resolver um dos projetos que a outra chapa que concorreu com a gente sugeriu fazer, que é melhorar o cardápio da merenda escolar.”, finalizou o pequeno eleitor e agora político ativo.  

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Nascimentos surpresa em Urupês desafiam protocolos de saúde
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Em Marapoama, campanha Mamãe Premiada terá sorteios e show
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Assistência Social de Santa Adélia entrega kit higiene para estudantes