Projeto leva eficiência energética para o campus do Instituto Federal
Foto: Divulgação/Energisa - Complexo do Instituto Federal ganhou sistema de geração fotovoltaica
Com tecnologias eficientes, ação contribui com diminuição do consumo e desperdício de energia elétrica
Por Da Reportagem Local | 12 de janeiro, 2025

Proporcionar tecnologias eficientes que contribuam para a redução do consumo e desperdício de energia elétrica, e consequentemente, do valor da conta de energia. Estes são os principais benefícios do projeto de Eficiência Energética que a Energisa Sul-Sudeste desenvolveu junto ao Instituto Federal de São Paulo, campus de Catanduva, ao longo de 2024.

Conforme o coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, a distribuidora investiu aproximadamente R$ 250 mil na eficientização do sistema de iluminação da instituição. “Realizamos a troca de 25 lâmpadas para LED e implantamos um sistema de geração fotovoltaica com potência de 75 kWp no prédio da própria instituição. Essas ações, somadas, geram uma economia de energia de 123,45 MWh/Ano”, explica o profissional.

“O objetivo do projeto é viabilizar o acesso a equipamentos mais eficientes e modernos que possibilitarão uma economia significativa na conta de energia, ou seja, desejamos reduzir a demanda de energia elétrica e aumentar a economia de energia ao ano a partir das trocas realizadas. Isso significa muito para essas instituições, que diariamente prestam um serviço relevante para milhares de pessoas”, destaca Thiago.

Com o projeto também se espera acompanhar as ações nas unidades de forma que haja conscientização das pessoas para com o uso racional de energia elétrica.

De acordo com o coordenador, as ações da distribuidora ainda defendem a sustentabilidade do meio ambiente e visam promover compromissos em longo prazo com as comunidades. “Tentamos promover a melhoria das condições de vida das pessoas e, consequentemente, reduzir os impactos ambientais e ajudar na conservação de recursos naturais alinhados com os objetivos de desenvolvimentos sustentável da ONU”, acrescenta.

Esses investimentos são integralmente custeados pela Energisa, executados por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Assim, contribuímos para o desenvolvimento das cidades”, conclui Peres.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 30 de setembro de 2025
Baep prende quadrilha que fez série de assaltos na região
Por Da Reportagem Local | 30 de setembro de 2025
Blitz multa 26 motoristas por recusa ao bafômetro na cidade
Por Da Reportagem Local | 30 de setembro de 2025
ONG Filhos de Pelo arrecada ração nas igrejas de Catanduva