Projeto do Cras Nosso Teto é selecionado como um dos melhores de SP
Abordagem da equipe é feita com grupo de homens que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social
Foto: Arquivo/Prefeitura de Catanduva - Grupo de homens tem acompanhamento por equipe do Cras Nosso Teto
Por Guilherme Gandini | 05 de setembro, 2024

A Secretaria de Desenvolvimento Social divulgou o resultado da 1ª Mostra de Experiências de Trabalho Social com Famílias da Proteção Social Básica do Estado de São Paulo. Ao todo, foram 186 inscrições, sendo 100 consideradas válidas por atenderem os requisitos. Dessas, 28 foram selecionadas para o evento, que ocorrerá na capital paulista entre os dias 25 e 26 de setembro.

“A Mostra é uma excelente oportunidade para dar visibilidade aos trabalhos existentes, valorizar os técnicos e municípios por trás dessas experiências e realizar trocas entre profissionais”, diz Fernanda Varandas, diretora estadual de Proteção Social Básica.

Entre os 28 selecionados está o projeto “Trabalho social com homens”, desenvolvido pelo Cras Nosso Teto, de Catanduva, com um grupo de homens que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. Alguns já estavam se isolando da família e da comunidade por causa do uso de álcool ou outras drogas e/ou conflitos familiares.

“O resultado desse trabalho tem sido o fortalecimento da consciência coletiva e individual do direito de cidadania, empoderamento sobre os valores e capacidades dos munícipes, possibilidade de autonomia, entre outros”, celebra a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Marcela Alvares.

Ela frisa que o Trabalho Social com Famílias é a alma da política pública de assistência social, tendo como foco o fortalecimento da função protetiva da família por meio de diversas estratégias que sejam relevantes para os próprios cidadãos. Entre essas estratégias estão, por exemplo, os grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

De acordo com o governo estadual, a análise dos trabalhos inscritos na Mostra de Experiências foi feita por comissão composta por 12 profissionais de Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social das seis macrorregiões do estado. A avaliação das experiências e a atribuição de notas foram realizadas de forma individual, a partir da observação da correspondência ao eixo informado na inscrição e dos critérios definidos no edital.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 15 de setembro de 2024
Corujas do Bem investe quase R$ 200 mil em parceria com Lions
Por Da Reportagem Local | 15 de setembro de 2024
Dia do Caminhoneiro: SP tem cerca de 480 vagas disponíveis nos PATs
Por Da Reportagem Local | 15 de setembro de 2024
Atendimento para serviços da Receita Federal é ampliado na região