Projeto de regionalização da saúde vai a debate em Rio Preto
Objetivo é reorganizar unidades e investimentos conforme demandas de cada região
Foto: Prefeitura de Rio Preto - Eleuses Paiva discursa no encontro realizado no centro de convenções da Famerp
Por Da Reportagem Local | 12 de julho, 2023

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, esteve em Rio Preto na manhã desta terça-feira, 11, para reunião preparatória das Oficinas Macrorregionais de Regionalização. De acordo com o secretário, o Projeto de Regionalização da Saúde busca reorganizar as unidades e investimentos de acordo com as necessidades e demandas de cada região.

“O Estado de São Paulo irá assumir a responsabilidade de remunerar de forma adequada os prestadores de serviço na área da saúde. O primeiro passo é entender os gargalhos, os compromissos com cada gestor e analisar a região como assistência de saúde. Outra mudança que iremos fazer é regionalizar o Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) dando mais resolutividade e agilidade nos problemas da região”, explicou Eleuses Paiva.

O consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde, Renilson Rehem, disse que o objetivo é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.

“Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde”, disse ele.

A abertura da oficina de “Regionalização da Saúde - macrorregional de São José do Rio Preto” foi realizada no centro de convenções da Famerp. As atividades continuam nesta quarta, dia 12, com debates entre os 103 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde, DRS-15.

As Macrorregiões que sediaram oficinas até o momento foram as de Bauru, Taubaté, Marília e Presidente Prudente. Após Rio Preto, a próxima será Araçatuba nos dias 13 e 14 de julho.

Comitiva de Catanduva marca presença no encontro

A Prefeitura de Catanduva confirmou a participação de grupo de gestores da área da saúde pública na reunião sobre o projeto de regionalização. A comitiva liderada pelo prefeito Padre Osvaldo (PL) e o secretário municipal de Saúde, Adriano César de Araújo, teve representantes da Fundação Padre Albino, Associação Mahatma Gandhi, Samu, dentre outros serviços.

Com relação ao tema em debate, Padre Osvaldo manifestou-se pelas redes sociais. “Fazemos parte desse movimento por meio do diálogo, por considerar a questão importante na atualidade, visando aprimorar o atendimento em saúde na nossa região. Colocamos o conhecimento a serviço da gestão em saúde. Assim, vamos avançar na prestação de serviços”, escreveu.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem