Projeto de lei prevê farmacêutico em todas as atividades da cadeia produtiva
Em Catanduva, a carreira tem como opção o curso de Farmácia da Unifipa
Foto: Comunicação/FPA - Proposta que favorece profissionais está tramitando na Câmara dos Deputados
Por Da Reportagem Local | 16 de março, 2022

Uma grande oportunidade para quem está pensando em cursar Farmácia. O Projeto de Lei 44/22, que obriga as empresas que exercem qualquer atividade com produtos farmacêuticos sujeitos a controle sanitário a manterem farmacêutico para cumprimento das exigências previstas na legislação, está tramitando na Câmara dos Deputados.

A exigência vale para empresas que fabricam, comercializam, armazenam ou transportam produtos farmacêuticos. O descumprimento da regra acarretará multa de R$ 20 mil, com valor dobrado em caso de reincidência. A multa será reajustada anualmente pela inflação.

A proposta é do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). “O projeto visa garantir as melhores condições para os produtos farmacêuticos em todas as áreas que se relacionam, desde a produção, já regulamentada, até a chegada ao consumidor, evitando desta forma a contaminação ou seu perdimento”, disse Frota.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Em Catanduva, a carreira tem como opção o curso de Farmácia da Unifipa, que está recebendo inscrições para seu vestibular continuado 2022, inclusive com novidads quanto às formas de ingresso – que podem ser consultadas no edital em www.unifipa.com.br/site/vestibular. Os interessados devem entrar no site e fazer a inscrição; a prova é online.

“A matriz curricular foi formatada com as novas diretrizes curriculares do MEC e os alunos têm aulas práticas ao longo de todo o curso, formação em Cuidados Farmacêuticos, com ênfase na Farmácia Clínica, cenários de Práticas Farmacêuticas do SUS nos diversos níveis de complexidade, monitorias, TCC e acompanhamento psicopedagógico, se necessário”, explica a coordenadora do curso, professora Sheila Cristina Monteiro Paiva Freitas.

Segundo a educadora, ainda devido à matriz curricular os alunos fazem estágio supervisionado, com acompanhamento de docentes, desde o primeiro ano, a fim de agregar as atividades práticas ao conteúdo teórico do curso.

Os estágios incluem as mais importantes áreas de atuação. Diante dessa realidade, de acordo com Sheila, diversas empresas farmacêuticas de Catanduva têm percebido nos alunos do curso de Farmácia da Unifipa o perfil ideal para preenchimento de vagas e estágio remunerado nas áreas de drogaria e manipulação. Atualmente, 90% dos alunos do curso já estão inseridos no mercado de trabalho.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci