Projeto da escola Oliveira Barreto é selecionado pelo MEC
Foto: Divulgação - Projeto propõe ações educativas para valorizar potencialidades dos estudantes
Iniciativa vai compor o Mapa de Experiências, publicação com práticas inspiradoras realizadas em escolas de todo o país
Por Guilherme Gandini | 27 de julho, 2025

A Escola Municipal Prof. José D'Oliveira Barreto, de Catanduva, teve projeto aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) para compor o Mapa de Experiências, publicação que destacará projetos e práticas inspiradoras de todo o país, cujo lançamento está previsto para outubro.

A iniciativa do colégio foi aprovada na fase preliminar da seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. Foram pré-selecionados 734 projetos de 25 estados e 709 municípios brasileiros, sendo 14 capitais.

Trata-se de iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação em tempo integral.

O projeto do Oliveira Barreto traz como tema “Estratégias de ensino para garantir a educação inclusiva e suas singularidades” e propõe ações educativas constantes, eficazes, para valorizar as potencialidades dos estudantes e não suas limitações, ampliando os saberes e motivando.

A iniciativa compõe o Plano de Ensino Individual (PEI) da Rede Municipal de Ensino, documento que registra as necessidades educacionais, atividades desenvolvidas, dificuldades, metas, métodos, critérios de avaliação e as adaptações curriculares voltadas à educação especial.

“Em nossa unidade escolar, o cenário é de muita evolução no processo de garantir uma escola na perspectiva inclusiva, sendo possível amparar as singularidades dos estudantes em um espaço coletivo de educação”, celebra a diretora da unidade, Daniele Butarelo Catelan.

Ela frisa que, com o trabalho, os docentes zelam pela aprendizagem dos alunos e estabelecem estratégias de recuperação para aqueles com menor rendimento, típicos e atípicos.

“É papel da gestão escolar, promover e articular as condições materiais e humanas necessárias para garantir o desenvolvimento integral do aluno. A comunicação entre os profissionais internos e externos é primordial e necessita de atenção para a elaboração de novas estratégias”, pontua.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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