
No dia 22 de abril, 20 jovens do Grêmio Novorizontino, de 14 a 20 anos, embarcarão para uma vivência cultural em Madrid, na Espanha. Quase todos os selecionados irão experienciar um roteiro internacional pela primeira vez, e isso se deve ao projeto Foto&Arte, que teve início em outubro de 2024 e buscou contribuir com a formação profissional dos atletas.
Por meio dessa iniciativa, 100 jovens participaram, ao longo de seis meses, de oficinas de fotografia e tecnologia no paralelo do treino de futebol, e os que se destacaram nas atividades participarão agora do intercâmbio no país europeu. A seleção ocorreu no decorrer das aulas, por meio de avaliações de desempenho, dedicação e progresso das práticas aplicadas.
Em Madrid, os participantes irão fotografar pontos culturais e centros históricos, colocando em prática o aprendizado teórico e técnico adquirido no projeto. Quando retornarem ao Brasil, essas fotografias vão compor exposição cultural em Novo Horizonte.
“O projeto mostrou o quanto a fotografia é uma forma de expressão e manifestação artística. Nosso objetivo era aguçar a criatividade dos alunos, com foco na reflexão sobre as diferentes culturas e percepções, e o intercâmbio chega para fechar com chave de ouro e promover ainda mais o acesso à cultura”, explica Júlia Berwerth, produtora executiva do Foto&Arte.
O intuito do Grêmio Novorizontino com o projeto foi promover o conhecimento além do futebol. “Esses jovens continuaram sendo avaliados e incentivados pela prática esportiva, no entanto, com a realização do Foto&Arte, também puderam aprimorar outras habilidades. Foi mais uma maneira de despertar novos conhecimentos e ampliar a capacitação desses meninos. Foi incrível ver o empenho e, agora, a emoção pela experiência na Europa”, afirma Rose Guerra, diretora do clube de futebol. O Foto&Arte é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da Usina Santa Isabel e tem a realização da Dua Produções.
Autor
