
O projeto de extensão AgroflorIF, do Instituto Federal de São Paulo - câmpus Catanduva, receberá a certificação do Selo ODS da Educação, concedida pelo Instituto Selo Social. Trata-se de reconhecimento às iniciativas de educação ambiental e desenvolvimento sustentável alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
De acordo com o IFSP, a certificação representa impacto significativo tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade, fortalecendo a reputação do IFSP e destacando o papel da instituição na promoção de práticas sustentáveis e na formação de cidadãos mais conscientes.
Completando recentemente 5 anos de atividades, o projeto AgroflorIF se firmou como referência em educação ambiental. Através da implementação de uma agrofloresta, o projeto realiza diversas ações, como visitas monitoradas ao Sistema Agroflorestal (SAF), palestras e oficinas, consolidando-se como um diferencial do Campus Catanduva.
Os Sistemas Agroflorestais (ou agroflorestas) combinam a produção de alimentos com a presença de árvores nativas e frutíferas. Esse método de cultivo, equilibrado com o meio ambiente, promove a manutenção da umidade do solo e a ciclagem de nutrientes, sem o uso de agrotóxicos.
A cerimônia nacional de certificação acontecerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 2025, a partir das 14 horas, reunindo instituições e projetos que se destacam por suas contribuições para um futuro mais sustentável.
O público poderá acompanhar a cerimônia de certificação em tempo real pelas plataformas digitais do Selo ODS. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página @agroflorif, do Instagram.
Autor
