O Programa Município VerdeAzul (PMVA) iniciará o ciclo de 2023 com novidades. Neste ano, o programa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) traz como principal novidade a divisão dos municípios por faixa populacional, uma antiga demanda das cidades.
De acordo com o Governo do Estado, as mudanças ajudarão a aperfeiçoar as ações municipais na gestão ambiental e visam consolidar as diretrizes e promover o avanço da política ambiental, tornando o programa mais objetivo, sem deixar de reconhecer os avanços e inovações dos municípios.
Três destaques são importantes nesta nova fase: os municípios passam a compor grupos de acordo com suas faixas populacionais; novas diretrizes que buscam convergir as políticas públicas municipais com aquelas desenvolvidas pelo Estado; e inclusão dos passivos ambientais dentre os critérios de avaliação.
O período de cada ciclo passa a ser de 1º de julho a 30 de junho do ano seguinte, com 30 dias de prazo para cada município apresentar seus comprovantes com as ações e atividades realizadas. As capacitações dos interlocutores intermunicipais irão começar em abril de 2023.
No ano passado, Catanduva alcançou a posição 48 no ranking geral de municípios, com salto de 65 posições com relação ao ano anterior, quando a cidade ficou em 113º lugar.
Autor