A empresa PlanServi finalizou as obras de recuperação da estrada do Pico Alto, em Marapoama. Os trabalhos atendem ao convênio assinado entre o prefeito Márcio Perpetuo Augusto e o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. No total foram recuperados 2,41 quilômetros da via.
O objetivo do programa não é só recuperar estradas rurais de terra, mas também melhorar a operacionalização, implantando práticas conservacionistas do solo e da água.
As ações incluem limpeza de materiais orgânicos; adequação da plataforma com adequação de tabules; melhorias na estrutura de drenagens de águas pluviais com lombadas, abaulamento do leito e canaletas laterais; melhorias na estrutura de armazenamento de águas pluviais com terraços e bacias de captação; melhorias na estrutura de drenagens correntes, com instalação de tubulação de fluxo transversal; melhorias nas estruturas de drenagens subsuperficiais, com instalação de drenos profundos e, tratamento primário do leito, com revestimento primário.
Para o prefeito Márcio Perpétuo Augusto, as ações visam melhorar o escoamento da produção agropecuária. “Melhorar o escoamento da produção em Marapoama é garantir geração de mais empregos e renda”, disse o prefeito, ao destacar que manter as estradas conservadas e em bom estado. Além disso, também leva cidadania às pessoas que moram no campo e protegem o Meio Ambiente. “As melhorias vão além do tráfego, são também ambientais, pois promovem a captação e preservação das águas pluviais e o combate à erosão”, finaliza.
Através do mesmo convênio, a PlanServi está realizando obras em mais 2,90 quilômetros da Estrada da Aroeira. No total, o convênio prevê a recuperação de 5,31 quilômetros de estradas rurais de terra.
Autor