Programa Jovem Agricultor realiza plantio em área degradada de Novais
Prefeitura e Polícia Ambiental também abraçaram a causa e contribuíram para que ideia se tornasse realidade
Fotos: José Alaor Gomes - Jovens plantaram 50 mudas de árvores em área degradada pelo fogo
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro, 2024

O programa Jovem Agricultor do Futuro, que atende adolescentes de 14 a 17 anos, realizou plantio de mudas às margens do rio da Onça, em Novais, em área degradada pelo fogo. Os participantes cumprem o último módulo do programa, que aborda a temática da degradação ambiental e reflorestamento. Foi a partir desse tópico que surgiu a ideia do plantio.

“Além das abordagens sobre o que é degradação, o que é poluição, falei para eles levantarem a situação ambiental na região de Novais e pedi exemplos de áreas degradadas, poluídas, e eles começaram a pontuar vários itens que eles achavam essenciais, que é a visão deles sobre o município”, conta Suelen Perpétua Castilho Ribeiro, instrutora técnica do programa.

Depois desse levantamento, foi realizada reunião com autoridades locais, com participação de vereadores e conselheiros municipais. O intuito foi debater a questão ambiental e cobrar soluções para problemas detectados pelos jovens. Em paralelo, conseguiu-se a doação de 50 mudas de árvores, por um produtor rural, abrindo caminho para a proposta de replantio.

O mateiro e fotógrafo da natureza, José Alaor Gomes, também participou desse encontro e fez orientações sobre áreas a serem recuperadas nas matas da região. A turma foi levada ao local. “Nós vimos o que o fogo fez, o desastre. Tanto a flora quanto a fauna estava bem devastada. Então os alunos decidiram que esse seria o local, inclusive devido à proximidade da água”, conta.

Na parceria firmada, os alunos do programa Jovem Agricultor do Futuro, mantido pelo Senar-SP - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, assumiram a responsabilidade pelo plantio, e a prefeitura ajudará com a manutenção, controle de pragas e irrigação.

“Essa questão foi uma metodologia dentro do programa e nós tivemos esse apoio da prefeitura. Eles abraçaram a causa. O prefeito Paulinho foi muito aberto”, elogia Suelen, citando que equipes da administração ainda atuaram para solucionar erosão no local e retirar árvores que caíram devido ao fogo. Outro órgão que aderiu ao projeto foi a Polícia Militar Ambiental.

De acordo com Larissa Lais da Silva, instrutora pedagógica do projeto, a meta é ampliar o projeto de reflorestamento, passando de 50 para 100 mudas. “Vendo que a ação está feita, que tudo está sendo colocado em prática, acreditamos que venham mais apoiadores e que sirva de exemplo para outras instituições. O meio ambiente é carente de pessoas com essas iniciativas.”

O PROGRAMA

O Programa Jovem Agricultor do Futuro não tem como foco apenas a questão ambiental. Ele busca desenvolver o espírito empreendedor dos jovens para que eles se tornem pessoas responsáveis e profissionais que correspondam ao mercado de trabalho do agro.

Com nove módulos realizados de abril a novembro, o curso é composto por diversas oficinas e projetos que criam situações de aprendizagem e desenvolvem competências.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 10 de dezembro de 2024
Vândalos destroem decoração natalina em Itajobi, diz prefeitura
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Educação de Itajobi é reconhecida com Prêmio PAR do Sesi-SP e Fiesp
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Lucy Montoro inclui bonecas terapêuticas na reabilitação de crianças