O Programa Emergencial de Desemprego (PED), da Prefeitura de Catanduva, deu início na última segunda-feira, dia 23, ao período de cadastros presenciais. Os interessados que ainda não se cadastraram devem retirar a ficha nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. A medida visa atender munícipes que não têm acesso à internet ou possuem dificuldade em realizar a inscrição on-line.
O projeto, implantado pelo prefeito Padre Osvaldo (PSDB), tem como objetivo promover qualificação profissional e geração de renda para trabalhadores desempregados no momento. A jornada de trabalho é de oito horas diárias, com remuneração mensal de um salário mínimo e o benefício de uma cesta básica.
A ficha de inscrição está disponível para retirada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Bom Pastor, Imperial, Juca Pedro, Nosso Teto. Após o preenchimento, é preciso entregá-la na mesma unidade de retirada. As equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social irão repassar os dados cadastrais para o sistema.
Anteriormente, o PED estava recebendo inscrições pelo site da prefeitura de Catanduva. Aqueles que já fizeram seu cadastro dessa forma não precisam preencher novamente a ficha. Os bolsistas serão chamados conforme as vagas forem disponibilizadas e o prazo para permanência na ocupação é de seis meses, podendo ser renovado uma vez pelo mesmo período.
Estão sendo oferecidas 350 bolsas e os selecionados pelo programa irão desempenhar serviços em diversos setores da administração municipal. Há cotas para pessoas com deficiência e àquelas que passaram pelo sistema prisional, vítimas de violência, jovens que cumpriram medida socioeducativa e reeducandos da Fundação Casa, assim como para pessoas que saíram de comunidades terapêuticas.
Para poder participar do Programa Emergencial de Desemprego é preciso corresponder a alguns critérios como, por exemplo, ter renda por pessoa da família de meio salário mínimo; estar desempregado há um ano ou mais; não ter participado do PED em 2022.
Autor