Programa de alfabetização envolve mais de 1,5 mil alunos
Equipe de Catanduva participou do encontro regional realizado ontem em Rio Preto
Foto: Cristiano Furquim/SME/Rio Preto - Formadoras participaram de encontro na Diretoria de Ensino de Rio Preto
Por Guilherme Gandini | 18 de abril, 2024

A Diretoria de Ensino da Região de São José do Rio Preto recebeu nesta terça-feira, 16, mais de 100 profissionais da educação representantes de cinco municípios do interior para o primeiro encontro do programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado, que tem como objetivo a formação de docentes alfabetizadores para o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental.

O encontro dirigido para o polo regional, composto pelas cidades de Barretos, Catanduva, José Bonifácio, Rio Preto e Taquaritinga, foi aberto pela dirigente regional de ensino do Estado de São Paulo, Luana Garcia, e pela secretária de Educação de Rio Preto, Fabiana Zanquetta.

As representantes de Catanduva foram as formadoras municipais, professoras Cristina do Prado e Regiane Marquese, tendo como articuladora regional a professora Cinthia Simionato.

As equipes receberam informações sobre o programa e foram apresentadas à Proposta de Formação de Professores Alfabetizadores 2024, com foco no desenvolvimento da escrita, da interpretação de texto e da leitura dos alunos dos Anos Iniciais. Serão mais seis encontros, que ocorrerão de forma híbrida, totalizando 96 horas de capacitação.

“Esse evento promove a capacitação de formadores que estão aqui para atuar com o ‘Alfabetiza Juntos’ nas escolas. Então, os secretários municipais indicaram os seus formadores, e os formadores irão formar os seus coordenadores pedagógicos para que a gente consiga envolver todo mundo nessa teia de alfabetização, até chegar nos professores”, reforçou a dirigente regional de ensino, Luana Garcia.

Ela destaca, ainda, que o ‘Alfabetiza Juntos’ é um projeto do Governo do Estado alinhado com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que tem o compromisso de na idade correta.

O programa "Alfabetiza Juntos SP" é uma iniciativa do Governo do Estado que pretende unir 645 municípios, com o objetivo de atingir a alfabetização de alunos de até 7 anos de idade. A meta é ter 90% dos alunos da rede pública alfabetizados até o ano de 2026.

Em Catanduva, de acordo com a secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, a formação envolverá 38 professores de 1° Ano, 35 professores de 2° Ano e 15 coordenadoras pedagógicas. Em sala de aula, são 772 alunos no 1º ano e 792 no 2º ano, totalizando 1.564 crianças.

PREMIADO

Recentemente, Catanduva foi premiada pelo Governo de São Paulo por ter elevado os índices de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental. Esse índice foi medido por duas etapas de aplicação da avaliação de fluência leitora ao longo do ano passado.

“Esse é um resultado extremamente importante porque analisa como está o processo de alfabetização das crianças, iniciado na educação infantil e que se consolida ao longo de toda a educação básica”, celebrou Claúdia Cosmo, na ocasião.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem