O Programa Cidadania, que estimula a ampliação da consciência cidadã e a participação ativa dos indivíduos na sociedade, formou a primeira turma em Catanduva neste mês, com 46 jovens. O projeto é uma iniciativa do Instituto Votorantim, com apoio da Citrosuco e parceria técnica da Politize!.
Com alunos entre 15 e 24 anos, a turma do Programa Cidadania em Catanduva participou ao longo do ano de uma jornada formativa em cidadania, participação política e protagonismo juvenil. Os participantes se reuniram em encontros presenciais mensais e tiveram acesso a curadoria de conteúdos exclusiva. A formatura aconteceu no último dia 9, no Senac Catanduva.
De acordo com pesquisa feita pelo Senado Federal e a UnB (Universidade de Brasília), 67% dos brasileiros acreditam que a democracia é a melhor forma de governo. Porém, cerca de 90% se sentem pouco ou nada satisfeitos com o regime político. Diante desse cenário, segundo a Politize!, é necessário que a juventude se mobilize e se envolva cada vez mais nas diversas esferas da participação cidadã.
“A Citrosuco acredita no poder transformador da educação e entende que a educação política é um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais justa, democrática e consciente. Ao apoiar o Programa Cidadania, reafirmamos nosso compromisso com o futuro dos munícipios onde estamos inseridos e com o fortalecimento da democracia”, destaca Orlando Nastri, Head de ESG da Citrosuco.
Além de Catanduva, o Programa Cidadania apoia a formação de jovens em Matão desde 2019. No período, mais de 70 jovens já se formaram. Uma das ações implementadas foi a criação do Parlamento Jovem, que tem como objetivo fomentar o engajamento e a formação de lideranças jovens locais.
Autor