Programa Cidadania Catanduva abre inscrições para jornada formativa
Programa voltado à participação política e protagonismo juvenil une Citrosuco, Instituto Votorantim e Politize!
Foto: Divulgação - Jovens de 16 a 24 anos são 10% do eleitorado de Catanduva, mas 19% não votaram
Por Da Reportagem Local | 18 de fevereiro, 2024

A Citrosuco e o Instituto Votorantim, em parceria com a Politize!, abriram as inscrições para o programa Cidadania Catanduva. A meta é atrair 100 novos jovens inscritos, de 16 a 24 anos, para participação em uma jornada formativa em cidadania, participação política e protagonismo juvenil. Os participantes terão acesso a uma jornada formativa híbrida, composta por encontros presenciais mensais e curadoria de conteúdos exclusiva.

A formação possuirá duas etapas: na primeira, os participantes serão desafiados a realizarem oficinas de multiplicação de cidadania em diversos espaços como escolas, comunidades e organizações, além de mobilizarem outras pessoas a emitirem seu título de eleitor para as eleições de 2024.

Na segunda, eles realizarão um diagnóstico de Catanduva para identificar oportunidades de melhoria na cidade e, com isso, propor soluções para tornar a cidade ainda melhor, tendo a oportunidade de apresentar a solução desenvolvida a agentes públicos e mandatários da cidade.

Toda a jornada é gratuita e contará com formatura no mês de setembro, bem como certificado aos jovens que concluírem as duas fases do programa.

A formação ocorrerá de março a setembro e os jovens colocarão em prática cinco principais competências: participação demonstrativa, com atitudes de engajamento diretas; participação associativa, com atuação em grupos e espaços coletivos; conhecimento político - temas relacionados ao sistema político brasileiro, participação social, cidadania, defesa de direitos etc.; Cooperação e solidariedade social; e Competências para diálogos e trabalho em rede.

“Quando falamos em desenvolver lideranças, não estamos nos restringindo àquelas pessoas que pretendem seguir carreira política, mas a todas que desejam ter uma atuação pública, seja ela qual for, para fazer de suas comunidades, e, por que não, do Brasil, um lugar mais justo e democrático”, explica Vinicius Zunino, gestor do Núcleo Institucional da Politize!.

De acordo com pesquisa feita pelo Senado Federal e a UnB (Universidade de Brasília), 67% dos brasileiros acreditam que a democracia é a melhor forma de governo, porém, aproximadamente 90% se sentem pouco ou nada satisfeitos com o regime político.

Diante desse cenário, segundo o Politize!, é necessário que a juventude se mobilize e se envolva cada vez mais nas diversas esferas da participação cidadã.

O público-alvo do Programa Cidadania, jovens de 16 a 24 anos, representa 10% do eleitorado de Catanduva e, em 2022, cerca de 19% não participaram do pleito, número significativo que reforça a relevância da implementação do programa no território com o objetivo de atrair essa juventude para dentro dos processos democráticos de participação do município.

As inscrições para as formações deste ano podem ser feitas até o dia 10 de março por meio do seguinte formulário: https://bit.ly/cidadaniacatanduva.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Cartório Eleitoral faz plantão no feriado e no próximo final de semana
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Em tempo recorde, PPP instala luminárias Led em 90% da cidade
Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência