Neste sábado, dia 27, comemora-se o Dia do Psicólogo em virtude da publicação da lei nº 4.119/62, que regulamentou o exercício da psicologia como profissão em todo território nacional. Em 2022, essa data chega ao marco de 60 anos, com o Brasil sendo o país com maior número de profissionais ativos no mundo.
O Regional conversou com duas psicólogas de Catanduva, Daren Tashima e Lilian Buniak, que explicaram um pouco sobre a profissão que exercem e qual a importância dela para a sociedade como um todo.
Para Daren, o trabalho do psicólogo tem como foco o desenvolvimento humano a fim de promover a saúde mental, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades.
“No seu exercício profissional, atua na defesa dos direitos humanos, no respeito à dignidade, diversidade e integridade e contribui para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. É um trabalho artesanal, construído fio a fio, onde as histórias são reeditadas e ressignificadas num processo de autoconhecimento, singularidade, protagonismo e investimento em suas potencialidades e no seu projeto de vida”, esclarece Daren, que além de psicóloga clínica é também pesquisadora.
A psicologia, como ciência e como profissão, também pode contribuir para construir uma sociedade mais respeitosa e que saiba acolher as diferenças. Para a psicóloga Lilian Buniak, o profissional de psicologia é um dos mais importantes hoje em dia. “Ele está diretamente ligado com a saúde mental e como a sociedade atual anda estressada, ansiosa, depressiva, com trabalhadores afastados por conflitos emocionais e crianças e adolescentes que estão apresentando conflitos existenciais”, descreve Lilian, que ainda ressalta que hoje em dia passar por um psicólogo é sinônimo de cuidado mental.
Ainda sobre o momento atual que a população brasileira e mundial vive, levando em conta o impacto de uma pandemia, as profissionais creem que a psicologia é o caminho para que o indivíduo lide da melhor forma com suas emoções.
“Estamos em uma era em que mesmo com os avanços científicos e tecnológicos, os fármacos não dão conta do sofrimento humano. Segundo dados da OMS, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia. Pessoas com condições severas de saúde mental morrem em média de 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis”, conta Daren.
Os dados alarmantes apenas deixam mais claro a importância dos psicólogos para o bem-estar de inúmeras pessoas. Apesar disso, de acordo com Lilian, a valorização destes profissionais ainda não foi plenamente conquistada.
“O profissional de psicologia aos poucos tem encontrado uma valorização melhor de seus trabalhos e atuações. Eu diria que 20 anos atrás o profissional de psicologia era rotulado negativamente como profissional que atende louco, o que não tem nada de verdade. O psicólogo é o profissional que traz o equilíbrio de volta e vai ser cada vez mais procurado daqui para a frente”, diz a psicóloga, que, assim como Daren, também vincula essa melhora à questão da pandemia e do adoecimento mental da população que a mesma proporcionou.
Celebrando o Dia do Psicólogo, Daren deixa uma mensagem de otimismo para essa classe. “É uma profissão complexa e uma jornada longa. Nunca estamos prontos e estamos sempre em ininterrupto crescimento superando estereótipos, quebrando paradigmas e despindo-se de julgamentos. Parabenizo a todos os colegas de profissão pelo amor ao ser humano e ao seu potencial de expansão e construção de sentidos”, manifesta a profissional.
A psicóloga Daren Tashima vê a psicologia como uma das áreas mais importante para a compreensão do comportamento humano
Autor