Profissionais do HPA ministram palestra em Simpósio de Nutrição do Imes
Nutricionistas Fernanda Martignon e Gabriela de Freitas abordaram as dificuldades da alimentação infantil
Foto: Divulgação/FPA - Nutricionistas reforçaram que a apresentação dos alimentos faz toda a diferença
Por Da Reportagem Local | 10 de setembro, 2024

As nutricionistas Fernanda Martignon e Gabriela de Freitas, do Hospital Padre Albino, foram convidadas a ministrar palestra durante o simpósio do curso de Nutrição do Imes Catanduva, realizado na sexta-feira, 5. A apresentação, "Alimentação Infantil e suas Dificuldades no Ambiente Hospitalar", abordou as intervenções nutricionais que impactam a vida das crianças no contexto hospitalar, destacando desafios na adesão à dieta proposta para o tratamento.

Durante a palestra, as nutricionistas discutiram questões relevantes que podem afetar a alimentação infantil no hospital, como o impacto das condições clínicas e emocionais das crianças, as preferências alimentares, além da necessidade de adequação das refeições para que sejam atraentes e nutritivas. Gabriela de Freitas ressaltou que dificuldades como a inapetência e a recusa alimentar são desafios comuns e exigem intervenções criativas e personalizadas.

Fernanda Martignon, que atua no setor Materno-Infantil do Hospital Padre Albino, enfatizou a importância de observar atentamente os comportamentos das crianças durante as refeições, a fim de adaptar a oferta alimentar de forma que elas aceitem melhor os alimentos.

"A forma como os alimentos são apresentados faz toda a diferença. Por exemplo, frutas e legumes podem ser moldados em formatos de personagens de desenhos animados, tornando a refeição mais atraente e aumentando a chance de aceitação pela criança", explicou.

As profissionais aproveitaram a oportunidade para compartilhar a experiência e demonstrar como o Serviço de Nutrição e Dietética dos hospitais da Fundação Padre Albino têm inovado na apresentação dos pratos sem comprometer o valor nutricional. “Essa originalidade tem sido importante, especialmente no atendimento pediátrico, onde a aceitação da alimentação é crucial para a recuperação dos pequenos pacientes”, destacou Gabriela.

O trabalho realizado pela equipe ganhou destaque recentemente na mídia e chama a atenção para o cuidado centrado no paciente, mostrando que é possível unir criatividade e valor nutricional em prol do bem-estar dos pacientes.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Ex-diretor do Ibama debate queimadas e infrações ambientais
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Catanduva integra grupo de 28% das cidades do país com aterro sanitário
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Começa a construção da superestrutura do novo prédio no Emílio Carlos