Profissionais da Fundação são capacitados com uso de simulação realística
Andréia Yoshikawa Pinto e Sabrina Caldeira Rocha tiveram a oportunidade de exercitar o papel do trabalho em equipe e da interdisciplinaridade
Crédito: Divulgação - Destacou-se a importância da segurança do paciente desde a separação da medicação até sua administração
Por Da Reportagem Local | 13 de dezembro, 2023

Profissionais da Fundação Padre Albino participaram do Curso de Qualidade e Segurança em Saúde com Simulação Realística, realizado no Centro de Simulação Realística Albert Einstein, Unidade Paulista, na capital paulista.

A simulação realística, metodologia de treinamento inovadora apoiada por tecnologias de alta complexidade, utiliza simuladores de pacientes, manequins estáticos e atores profissionais para replicar experiências da vida real. Essa abordagem proporciona ambiente participativo e interativo, semelhante a um hospital virtual, favorecendo treinamentos práticos e eficientes.

Durante as aulas, as profissionais Andréia Yoshikawa Pinto, enfermeira do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) do Hospital Padre Albino, e Sabrina Caldeira Rocha, coordenadora farmacêutica do Hospital Emílio Carlos, tiveram a oportunidade de exercitar o papel do trabalho em equipe e da interdisciplinaridade diante dos desafios relacionados à qualidade e segurança do paciente.

Entre os tópicos abordados destacou-se a importância da segurança do paciente desde a separação da medicação até sua administração. O treinamento incluiu simulações específicas sobre notificações de medicamentos pelo sistema Notivisa e Vigmed, proporcionando aos participantes conhecimento aprofundado e prático desses processos.

Sabrina Caldeira Rocha, coordenadora farmacêutica, conta que “a experiência prática foi fundamental para ilustrar os desafios enfrentados no dia a dia e as estratégias eficazes para superá-los, oportunidade valiosa para aprimorar suas habilidades práticas, promovendo a excelência na prestação de cuidados de saúde e reforçando o compromisso com a segurança do paciente”.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Especialista celebra criação de grupo de trabalho contra o bullying
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Veja dicas importantes para viajar com segurança nas férias de julho
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
AME Catanduva faz auditoria em prestadora de serviço