Professores da rede estadual de SP recebem material digital inédito
Docentes agora contam com mais de 1,4 mil aulas disponíveis para aplicação direta em sala de aula ou customização do conteúdo
Foto: Governo de São Paulo - Material Digital propõe ao professor um instrumento para a preparação da aula
Por Da Reportagem Local | 04 de maio, 2023

Pela primeira vez, professores da rede estadual de SP têm à disposição um material 100% digital para aplicação de aulas nas 5,3 mil escolas. O novo Material Digital da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já conta com 1,4 mil aulas da formação geral básica para serem usadas no 2º bimestre.

“O Material Digital é a Secretaria da Educação ajudando o professor na sala de aula, uma sugestão para o uso. Ele também é editável, para que cada docente, se assim quiser, poder ajustá-lo à realidade de cada turma”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.

Resultado de uma construção conjunta com a rede, o Material Digital propõe ao professor um instrumento para a preparação da aula, com o objetivo de empoderá-lo e complementar a dinâmica das atividades em sala. Nele, o docente terá em mãos um material de aula acessível, engajador e permanente.

Em sua estrutura didática, o instrumento sugere ao docente a organização em três frentes: 1 - Para Começar (contexto); 2 - Foco no Conteúdo (aprofundamento e prática); e 3 - Aplicando (replicação em contextos diferentes). A ferramenta de aula pode ser utilizada em dois formatos, PDF ou apresentação editável, sem obrigatoriedade do professor ou estudante estar conectado à internet.

"Do ponto de vista do estudante, o foco do material é aplicação do conteúdo, ou seja, aprendizagem ativa. Já para o professor, uma vez que a ferramenta é digital, criamos um canal de comunicação mais eficaz da rede com a gente, para entender qualquer melhoria ou alteração que possa ser realizada", reitera o coordenador pedagógico da Seduc-SP, Renato Dias.

A partir do próximo bimestre, além dos exercícios incluídos no material, a proposta é suplementação com exercícios extras, de forma que o professor ofereça ao estudante um maior repertório de prática e alinhamento curricular. O objetivo é que a emersão do currículo do bimestre dialogue, por fim, com a avaliação da Prova Paulista.

A Diretoria Regional de Ensino de Catanduva confirmou que o material está disponível na Central de Mídias. Os itens estão sendo disponibilizados em lotes até o fim de maio. Neste lançamento estão contempladas as disciplinas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. No segundo semestre, o material se estende para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano).

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Procon de Catanduva divulga dicas e orienta sobre direitos do consumidor
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Inscrições para Vestibulinho da Etec Elias Nechar são prorrogadas
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Catanduva volta a receber ‘Pint of Science’ com três dias de atividades