Professora de Catanduva é selecionada para intercâmbio cultural
Foto: Arquivo Pessoal - Camila Giazzi ficará um mês em Boston, Estados Unidos, para estudo e passeios
Camila Giazzi, que atua na Etec Elias Nechar, disputou processo seletivo com 300 candidatos e apenas 17 vagas
Por Guilherme Gandini | 25 de maio, 2025

A professora Camila Giazzi, da Etec Elias Nechar, foi selecionada pelo programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS). Ela será um dos 17 monitores de São Paulo que vão acompanhar os estudantes durante a experiência internacional. Dois irão para a Espanha e 15 estarão divididos entre Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra. Ela ficará um mês em Boston.

Camila terá a oportunidade de estudar inglês, para desenvolver ainda mais a fluência na língua e aprender metodologia. Para garantir a vaga, ela participou de processo seletivo composto por três etapas e quase 300 professores inscritos. Foi feita análise curricular, a proficiência da língua estrangeira, mais uma prova presencial. Dos 17 selecionados, ela garantiu o primeiro lugar.

“Esse intercâmbio cultural tem duração de um mês. A gente vai sair daqui do Brasil no dia 31 de maio e retornamos no dia 29 de junho. Então, o mês de junho praticamente inteiro a gente vai estar lá, hospedado em casa de família e estudar. São sete níveis de inglês, cada aluno faz uma prova, inclusive os monitores para ver o nível do inglês e é separado em salas de aulas”, conta.

As escolas em que eles estarão são preparadas para receber pessoas do mundo inteiro, ampliando o ganho cultural. O cronograma prevê 20 horas semanais de estudo linguístico e passeios turísticos, com todas as despesas pagas pelo governo estadual, incluindo alimentação.

“A gente tem a parte cultural, a questão de estar em imersão numa família que já tem a sua cultura, a sua metodologia de funcionar, então a gente vai aprender tudo isso. E a gente vai para o centro de estudos com transporte público, que o governo também está pagando”, detalha.

Camila Giazzi é responsável pela aplicação do Exame Internacional TOEIC Bridge na Etec Elias Nechar. Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Imes Catanduva, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales e especialização Latu Sensu em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Tecnologia Paulista. É formada em Metodologias de Ensino para professores, tendo sua segunda pós-graduação Lato Sensu em Literatura Inglesa.

Dois estudantes da cidade garantem vagas

A edição atual do programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) contemplará os selecionados do ano letivo de 2024, com 354 bolsas de estudo: 337 para estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), além de 17 monitores.

Eles farão cursos de inglês ou espanhol em instituições de ensino na Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. A seleção considerou os alunos com melhor desempenho acadêmico.

Dois estudantes de Catanduva foram selecionados. José Miguel Bataia, de 17 anos, cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico em Edificações no Elias Nechar e vai viajar para Liverpool, na Inglaterra, no dia 31. O outro contemplado é Gabriel Felipe Rodrigues, 21 anos, aluno de Gestão Empresarial na Fatec Catanduva. Ele irá para Chicago, nos Estados Unidos, no dia 30.

Ao todo, na região de São José do Rio Preto, são 24 estudantes selecionados. Além dos alunos de Catanduva, completam a lista jovens de Rio Preto, Fernandópolis, Jales, Mirassol, Monte Aprazível, Novo Horizonte, Santa Fé do Sul e Votuporanga.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga