
Ela tem 36 anos, é professora recreacionista da Escola Municipal Prof. Virgílio de Arruda Mendes, que fica no Solo Sagrado, casada, mãe e pratica atletismo desde os 9 anos de idade. Hoje, integra a equipe catanduvense Team Vaqueiro.
Esse é um ‘resumão’ da atleta Pércida Aparecida de Oliveira Milan, que disputou na segunda-feira, dia 21 de abril, a famosa “Boston Marathon”, a Maratona de Boston, nos Estados Unidos. A prova é a única do mundo que exige inscrição após conquista de índice técnico.
Com percurso de 42 km, Pércida completou a prova em 3 horas e 15 minutos. Para chegar em Boston, os atletas dessa idade precisam de índice de 3 horas e 35 minutos. A atleta de Catanduva conquistou a vaga em 2024, quando disputou a SP City Marathon. Na ocasião, fez tempo de 3 horas e 1 minuto, ou seja, 34 minutos a menos do que o índice classificatório.
“Meu tempo em Boston aumentou porque eu tive uma séria lesão. Após me recuperar, já chegou a data da Maratona de Boston. Ainda assim, estar entre os participantes é uma enorme conquista”, disse ela por telefone. A atleta fica nos Estados Unidos até o dia 23, quando retorna para Catanduva. Ele foi para o exterior com recursos próprios.
Com o tempo alcançado na maratona, Pércida também conquistou o índice para a Boston 2026 e, ainda, para a Maratona de Chicago 2026. Antes, porém, vai disputar a Maratona de Nova York, em novembro deste ano.
Pércida treina diariamente no Conjunto Esportivo do Parque Iracema. Apesar de ser uma atleta de alto rendimento, a corredora não conta com patrocinador. “É difícil disputar provas no exterior com recursos próprios, mas o amor pelo atletismo nos faz seguir”, comentou ela.
Autor
