Professora de Catanduva conquista vaga para formação em Portugal
Cínthia Simionato Pereira, que atua na escola municipal José Lahud Cury, passará pro formação intensa em Portugal durante seis semanas
Foto: ARQUIVO PESSOAL - Cínthia Simionato Pereira teve seus projetos selecionados entre os 11 melhores de São Paulo
Por Guilherme Gandini | 18 de agosto, 2022
 
 

Lecionando na área da alfabetização há 15 anos, a professora Cínthia Simionato Pereira, de Catanduva, ficou na 50ª colocação em seletiva que definiu 100 educadores que participarão de um curso de formação intensa sobre a metodologia de alfabetização utilizada em países desenvolvidos. Ela ficará em Portugal por seis semanas, entre novembro e dezembro.  

A conquista surgiu a partir de inscrição no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal – Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP).  

Além de vários documentos comprobatórios, os professores inscritos tiveram que elaborar projetos de implementação pedagógica e formação continuada. Cínthia teve seus projetos selecionados entre os 11 melhores do Estado de São Paulo. É o único na região de Catanduva.  

“Foram madrugadas e madrugadas escrevendo os projetos, tive ajuda na leitura e correção de amigos professores da cidade e eles foram aceitos e assinados pela diretora da escola que leciono, Letícia Tavares Biagi, e pela secretária de Educação, Claudia Cosmo. Esses projetos serão aplicados na nossa cidade no ano de 2023 e é uma grande conquista trazer inovações de outro país”, enaltece Cínthia.   

Ao todo, o programa selecionou 100 professores alfabetizadores do Brasil para participarem da capacitação na cidade do Porto. O curso é organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes em parceria com a Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação MEC (SEALF/MEC) no âmbito do programa 'Tempo de Aprender'. 

“Ser professora alfabetizadora sempre foi um sonho e que se tornou realidade aos meus 20 anos, desde então sempre busquei fazer o melhor para os meus alunos. Quando recebi a notícia dessa aprovação foi um misto de sentimentos e com certeza muita gratidão a Deus”, relata.  

TRAJETÓRIA  

Professora Cínthia Simionato Pereira, especialista em Alfabetização e Letramento, é docente há 15 anos, já lecionou nos municípios de Uchoa e São José do Rio Preto e há 8 anos faz parte do quadro de professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Catanduva. Ela trabalha com a turma de Pré II na escola José Lahud Cury, no Jardim Belém. 

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci