O professor recreacionista Eduardo Silva Benetti, que atua na Rede Municipal de Educação de Catanduva desde 2008, tendo se efetivado em 2019, acaba de conseguir a aprovação no processo seletivo de Doutorado em Psicologia na Unesp de Assis, com ingresso no ano letivo de 2024. Ele pode ser, inclusive, o primeiro educador da Rede Municipal a cursar doutorado.
“Para além da conquista individual, este pode ser o momento de virada de chave para outros professores que buscam aperfeiçoamento para além das especializações, principalmente por termos uma rede educacional com poucos mestres e nenhum doutor. Como planos futuros, gostaria de buscar universidades para lecionar, sem abandonar a educação infantil”, comenta.
Formado em Educação Física em 2005 e Pedagogia em 2016, com especializações em Neurociências e Educação e Jogos e Brincadeiras na Educação, Benetti se diz grato pelas possibilidades que teve na educação infantil e reforça o amor que tem pelo ensinar.
Quanto à carreira acadêmica, confidencia que sempre sonhou em fazer Mestrado e foi somente em 2021 que conseguiu a aprovação no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Docência para Educação Básica da Unesp de Bauru. “Aprendi muito do meio acadêmico, da pesquisa e em especial, para a minha Práxis Pedagógica em sala de aula”, diz.
Durante o período do Mestrado, Benetti concluiu outras duas especializações – Psicologia da Educação e Aprendizagem e Processos Didáticos-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância, bem como diversos cursos. “Concomitante a isso, publiquei alguns artigos, capítulos de livros e um livro também que foi disponibilizado para rede, além de materiais didáticos.”
O docente afirma que a experiência no mestrado mostrou que é possível fortalecer a atividade prática com uma teoria sólida, o que resulta em novas abordagens no cotidiano escolar, além do que ele classifica como uma “visão mais ampla sobre as potencialidades das crianças”.
Benetti defendeu a dissertação do Mestrado em 2023 e já fez a inscrição para o Doutorado, cuja proposta de pesquisa se dará no campo da Moralidade e das Funções Executivas.
“São dois grandes assuntos que estão em alta, ou seja, o desenvolvimento da moralidade e da autonomia, bem como a construção de valores morais universalmente desejáveis, como a solidariedade, generosidade, justiça, entre outros, promovendo um clima escolar mais equitativo e do desenvolvimento das Funções Executivas, como a Memória Operacional, Flexibilidade Cognitiva e o Controle Inibitório, que são extremamente importantes para o pleno desenvolvimento das crianças e, consequentemente, de seu aprendizado”, expõe.
Autor