Professor aborda I.A. e doenças do coração em palestra nacional
Foto: Arquivo Pessoal - Nilson Olivares diz que I.A. pode prever riscos e possibilitar intervenções antecipadas
Nilson Mozas Olivares participará do Webinar GI de Enfermagem que tratará sobre a Variabilidade da Frequência Cardíaca
Por Da Reportagem Local | 25 de março, 2025

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) convidou o docente da Unifipa, professor doutor Nilson Mozas Olivares, para participar, como palestrante, no Webinar GI de Enfermagem, evento nacional que discutirá a análise da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) sob a perspectiva da Inteligência Artificial (IA). O evento será no dia 27 de março, às 19h, com transmissão online.

A palestra será focada no potencial preditivo da VFC quando analisada por IA, destacando suas aplicações no monitoramento clínico e no suporte à tomada de decisão em saúde. Segundo o educador, o evento visa debater como a tecnologia pode contribuir para o tratamento de doenças cardiovasculares e a prevenção de eventos cardíacos.

"As doenças cardiovasculares seguem como a principal causa de morte no mundo, atingindo especialmente pessoas acima dos 50 anos e mulheres após a menopausa. Diante desse cenário, surge uma pergunta essencial: como a inteligência artificial pode aprimorar a personalização do tratamento e fornecer insights valiosos para a prevenção de eventos cardíacos? A resposta está na união entre ciência de dados e saúde”, destacou o professor.

O docente diz que com o uso de tecnologias, como dispositivos vestíveis, aplicativos médicos e telemedicina, a IA já permite monitorar a Variabilidade da Frequência Cardíaca em tempo real, podendo prever riscos e possibilitando intervenções antecipadas.

“Além disso, a IA viabiliza tratamento mais individualizado, ou seja, cuidados específicos e ajustados à condição clínica única de cada paciente. Diagnósticos mais rápidos, decisões clínicas baseadas em dados e prevenção eficaz tornam-se realidade — e os profissionais da saúde têm papel fundamental nessa transformação digital que salva vidas”, complementou.

Olivares é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Famerp e mestre em Engenharia de Produção pela Uniara. Possui vasta experiência nas áreas de matemática aplicada, administração e ciências da saúde.

A moderação do evento será de Vivian Furlan, enfermeira e especialista em Tecnologia da Informação em Saúde. A participação é gratuita e aberta a profissionais da saúde, pesquisadores, estudantes e interessados no avanço da tecnologia aplicada à enfermagem e à saúde digital. Mais informações e o link para inscrição estão disponíveis no site sbis.org.br.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 29 de setembro de 2025
Tribunal de Contas aprova balancete da Funerária Municipal do ano 2023
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Inscrições da Corrida Kids Solidária do Fundo Social terminam na terça-feira
Por Da Reportagem Local | 29 de setembro de 2025
Paróquia São Francisco de Assis terá tríduo em honra ao padroeiro