Os melhores cafés paulistas em 2025 são dos municípios de Barra do Turvo, Campinas, Brotas, Getulina e Itapira, que tiveram produtores campeões no 24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira, 18, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Promovido pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o certame bateu recorde de participação neste ano, com cerca de 400 amostras recebidas de cafés arábica e canephora, de 77 municípios.
A nota mais alta, 91.10, foi recebida pelo cafeicultor barra-turvense Ozico Pereira, que concorreu na categoria cereja descascado. Acompanhado de sua esposa, Pedrina, ele recebeu o troféu de maior destaque na modalidade arábica das mãos do secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
O cafeicultor que representou Catanduva, Talles Gabriel Martins da Conceição, ficou em 3º lugar na categoria canephora, tendo à sua frente cafeicultores de Getulina (1º) e Adamantina (2º).
Para o diretor da Cati, Ricardo Pereira, a premiação reforça o compromisso do estado com a excelência produtiva e a tradição cafeeira. Além da instituição ligada à SAA, também participaram da organização a Coordenação das Câmaras Setoriais, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).
Autor