Quase mil consumidores procuraram o Procon-SP para reclamar sobre problemas com compras ou contratações ligadas à Black Friday, data promocional que aconteceu na última sexta-feira, dia 25. A unidade de Catanduva, apesar de questionada pelo jornal O Regional, ainda não divulgou balanço de reclamações.
Segundo o Procon-SP, a maior parte dos questionamentos foi sobre atraso ou não entrega do produto, com 286 (32% do total de reclamações), seguida por maquiagem de desconto - quando o desconto oferecido não é real (104 queixas); produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (101 queixas); mudança de preço ao finalizar a compra (94 queixas); e produto ou serviço indisponível (93 casos).
Nas redes sociais, foram 1.138 consultas e orientações sobre o assunto. Para fins de monitoramento interno, o Procon-SP disponibilizou um canal específico para o registro destas reclamações desde o dia 11 de novembro, já que o varejo costuma anunciar as promoções desde o começo do mês.
COMO AGIR
Diante de problemas como atrasos, não entrega ou outras questões, é aconselhável que o consumidor entre em contato, primeiramente, com a empresa. Caso não consiga uma solução, o consumidor pode acionar as plataformas de defesa ao consumidor como o Procon e registrar reclamações nas plataformas Reclame Aqui e consumidor.gov.br.
Além disso, há a possibilidade de acionar a Justiça, sob a orientação de um advogado especialista em golpes digitais e virtuais e direitos do consumidor.
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