O Procon-SP lançou o “Procon em Números”, portal de serviços em que o consumidor poderá consultar o comportamento dos fornecedores na solução das reclamações registradas no órgão. Com essa ferramenta, projeta o Procon-SP, o consumidor se empodera de informações para uma melhor escolha do fornecedor de determinado produto ou serviço.
“Alguns segmentos da economia se tornaram tão essenciais que não existem ex-consumidores do produto ou serviço, é o caso, por exemplo, das telefonias. Não existe ex-consumidor dos serviços de telefonia, mas existem ex-consumidores de determinadas empresas que fornecem o serviço, o consumidor sempre contratará com a empresa que oferece melhores serviços e mais respeita os seus direitos”, destaca o diretor executivo do Procon-SP, Guilherme Farid.
De outro lado, a abertura dos dados ao consumidor também aumentará a concorrência entre os fornecedores de produtos e serviços para melhorar seu sistema SAC, aumentar o índice de solução e diminuir o tempo de resposta das reclamações, servindo como importante fonte de subsídio para realização de uma política pública efetiva de proteção e defesa do consumidor.
Dentre as informações disponibilizadas no novo portal, que pode ser acessado no endereço procon.sp.gov.br/procon-em-numeros, é possível criar ranking de resolutividade das reclamações registradas pelos consumidores. O modelo anterior, apenas com números de reclamações, diz o Procon, em nada ajudava o consumidor.
“Tinha-se a impressão de que o fornecedor mais reclamado era aquele que prestava um pior serviço, quando, na verdade, ao analisar os dados, verificava se tratar apenas do fornecedor com a maior base de consumidores”, esclarece o órgão.
O consumidor também poderá consultar a Ficha da Empresa com todos os dados relacionados ao atendimento dele. Esse painel contém a quantidade de reclamações abertas, o percentual de solução, quantas foram resolvidas, o principal problema apontado pelo consumidor e o principal pedido registrado pelo consumidor no sistema Procon-SP Digital.
O diretor executivo explica ainda que com essa informação será possível estabelecer uma agenda de trabalho integrada entre todas as diretorias do Procon-SP, seus núcleos regionais e os Procons Municipais para enfrentar de forma conjunta os maiores problemas registrados. “Para se ter ideia, a maior reclamação de 2022, considerada toda a base de reclamações e de fornecedores, é a não entrega ou demora na entrega de produtos ou serviços. Esse será um dos eixos de trabalho a ser definido na agenda de 2023”, projeta Farid.
Também será disponibilizado um painel geral das reclamações recebidas, dados estatísticos, somatória de valores registrados por mês, perfil e comportamento do consumidor que registra suas reclamações, quantidade média de reclamações por consumidor, entre outros.
O sistema Procon-SP digital que abastece esse painel de informações aos poucos está sendo implementado nos Procons Municipais, dos quais os dados também farão parte. Atualmente seis órgãos de defesa municipais possuem o sistema instalado e 47 terminaram o treinamento.
Autor