Procon de Catanduva faz orientações a quem vai às compras neste sábado
Coordenador do órgão diz que o consumidor deve ter atenção para não cair na armadilha de falsas promoções
Foto: Fecomercio/CE - Consumidor deve confirmar se loja troca presente caso sua mãe não gostar do produto
Por Guilherme Gandini | 13 de maio, 2023

Quem vai se aventurar nas compras para o Dia das Mães neste sábado, 13, véspera da data festiva, precisa ficar atento às orientações do Procon de Catanduva. Segundo o órgão, o consumidor que optar pelas compras virtuais precisa procurar a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e contatos) para que a empresa possa ser localizada. Sem isso, é melhor escolher outro fornecedor.

“Pesquise pela internet se os dados informados são reais, cuidado com ofertas recebidas por e-mail, evite sites que exibem como forma de contato apenas telefone celular ou e-mail gratuito. E jamais faça transações online em computadores desconhecidos (lan houses, cyber cafés, máquinas ou redes públicas), pois eles podem não estar adequadamente protegidos”, recomenda Rogerio Seminatti, coordenador do Procon de Catanduva.

Ele diz que o consumidor deve ter atenção para não cair na armadilha de falsas promoções, que não são tão vantajosas como o anunciado. “Não esqueça de observar atentamente a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele suprirá suas necessidades.”

Outra dica é imprimir e/ou salvar todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido, incluindo comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc..

“Não se esqueça também de consultar nossa lista de Sites Não Recomendados que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados”, pontua Seminatti.

Se a compra for no estabelecimento, é preciso ter em mente que a loja não é obrigada a realizar a troca caso o produto não apresente vício ou defeito. “Portanto, verifique se o estabelecimento realiza a troca caso sua mãe não goste da cor, modelo ou tamanho, e guarde a nota fiscal.”

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci