
O Governo do Estado vai enviar 1.000 alunos do ensino médio para estudar no exterior todos os anos. O Programa Prontos pro Mundo, primeiro intercâmbio internacional para que alunos do Ensino Médio frequentem high school e tenham vivências na língua inglesa em países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e no Reino Unido, foi lançado no ano passado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Os primeiros 500 estudantes embarcam no primeiro semestre de 2025 e outros 500 no segundo semestre. O primeiro embarque, para o Reino Unido, está marcado para quinta-feira, dia 9.
Do primeiro grupo, oito alunos pertencem à Diretoria de Ensino de Catanduva: Maria Eduarda Nunes dos Santos (Novo Horizonte), Lucas Imamura Justo (Santa Adélia), João Vítor da Cunha (Ariranha), Lara da Silva Roberto (Catanduva), Manuela Mendonça da Silva (Embaúba), Jeferson Andrade Oliveira dos Santos (Catiguá), Camilly Vitória Magrini Celistrino (Palmares Paulista) e Leonardo Silva Ferreira (Marapoama).
A seleção dos intercambistas de 2026 já começou. O Prontos pro Mundo seleciona os estudantes por mérito, a partir das notas, mas também por inclusão, no reconhecimento dos melhores alunos em cada uma das cidades elegíveis no estado. O programa destinou àqueles com as melhores notas de cada cidade no Saresp 75 mil vagas para o curso online de inglês, outra etapa para a classificação final dos 1.000 alunos que viajarão a cada ano.
Dos primeiros 500 intercambistas que cursarão o high school no primeiro semestre, 416 municípios elegíveis do estado terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa. Elegíveis são aquelas cidades que tiveram alunos que cumpriram todas as etapas de seleção. As demais vagas foram destinadas à classificação geral.
100% GRATUITO
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais.
O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2.000 alunos para o exterior. Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.
Autor
