O presidente do Sindicato da Alimentação de Catanduva e Região (Sinal), Marcelo Araújo, está representando o Brasil na Conferência Internacional realizada em Berlim, Alemanha. O evento aborda a cadeia produtiva de vários setores, a exemplo do suco de laranja e vinho, com presença de representantes de diversas localidades – África, Ásia, América Latina e Europa.
“Nós estamos falando das condições de trabalho, transformação e mudança, o desafio para os nossos trabalhadores, o que os sindicatos mundiais estão fazendo”, relatou Marcelo, sobre os temas do primeiro dia. O último encontro foi em 2022 e o evento se repete a cada dois anos.
“Também vamos falar sobre a saúde dos trabalhadores, qual a estratégia que nós vamos usar para mobilização de toda a cadeia de suprimentos, tanto do vinho, suco e o comércio que também está participando. Nós também vamos falar sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores sul africanos e brasileiros também”, complementa o sindicalista.
Um dos temas de destaque, segundo ele, serão os direitos humanos, que será abordado na apresentação brasileira. “Na África do Sul, eles estão brigando para ter água potável para os trabalhadores, que tomam água do rio. Isso está acontecendo através de negociação com o sindicato para isso se tornar realidade: o trabalhador ter a possibilidade de tomar água potável.”
Outra temática prevista é a lei da devida diligência, que já existe na Europa e deve ser adotada inclusive o Brasil. “Todo o mundo vai ter essa lei por caso das compras, aquelas que exportam para a Europa têm que dar de olho nessa lei da devida diligência”, pontua. “É uma discussão muito ampla e nós vamos tratar isso aí no decorrer desses dois dias aqui em Berlim.”
Segundo Marcelo, o congresso ainda possibilitará mudanças no protótipo para pesagem dos produtos, a fim de tirar o peso dos trabalhadores. “Aí vem a pergunta, mas se for uma fazenda que não tenha internet, esses dados têm que chegar numa área que tem internet, vai estar todo armazenado e vai chegar no celular do trabalhador dizendo qual foi o protótipo daquele dia”.
Autor