Presidente da Arcos recebe medalha da PM entre 11 civis do estado
Wagner Ramos de Quadros diz que a honraria é resultado do trabalho em equipe
Foto: Arquivo Pessoal - Outorga da medalha a Wagner Ramos de Quadros será em 8 de novembro
Por Guilherme Gandini | 29 de outubro, 2023

O juiz do trabalho Wagner Ramos de Quadros, presidente da Arcos – Associação e Rede de Cooperação Social, será condecorado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo com a Medalha do Mérito Comunitário. A outorga será em 8 de novembro, às 8h30, conforme convite assinado pelo coronel PM Rodrigo Sanchez Felix, diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos.

A Medalha do Mérito Comunitária é uma distinção que reconhece a importância de pessoas que se destacaram em iniciativas e ações que melhoraram a qualidade de vida da comunidade.

Segundo Quadros, serão agraciados com a honraria apenas 11 civis em todo o Estado de São Paulo e seu nome teria sido indicado pelo comando da PM da região. “Certamente entre as razões da indicação está a instituição da Arcos em 2018 e a sua presidência desde então”, analisa o magistrado, que confirmou a ida a São Paulo para receber a homenagem.

Sobre a premiação, o presidente da Arcos disse à reportagem considerar natural, na sociedade de características personalistas e individualistas, que se dê mais atenção às pessoas que estão à frente de movimentos e ações. Ele frisou, porém, que tudo é resultado do trabalho em equipe.

“É meio ilusório isso, porque num time de futebol, quem mais chama atenção, quem mais é considerado pela mídia, é quem faz gol. Mas isso é só uma impressão, não é muito real, porque é o conjunto que faz a obra. Então, se não tem quem arma o jogo, se não tem quem faz a defesa, não tem como chegar lá, não tem como realizar a sua função”, comparou Quadros.

A analogia utilizada reforça o sentido de time, conjunto e unidade que ele própria afirma que a instituição possui. “Sempre que se falar em Arcos e se apontar uma pessoa, é parte da história, não é a história toda, né? Porque é justamente o conjunto que faz as coisas acontecerem.”

Quadros frisa que o sentido da criação da Arcos é justamente a união das organizações sociais. “É isso que faz Arcos. De maneira alguma, é um indivíduo. Cada indivíduo, na sua função, faz com que, no conjunto, na equipe, é que a coisa possa acontecer”. Ele diz, ainda, que o importante é que o trabalho desenvolvido na cidade tenha chamado a atenção da sociedade.

“O que é mais importante de tudo é chamar atenção para o propósito, para a ação, para o conjunto. É aí que a coisa cresce, tem o seu sentido mais profundo enfatizado. Então, parabéns àqueles indivíduos que se comprometem com o trabalho, mas muito mais importante do que jogar luz sobre indivíduos, é jogar luz sobre o compromisso dos indivíduos com ação grupal.”

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 02 de dezembro de 2024
Ministério Público denuncia esquema de compra de votos em Ibirá
Por Guilherme Gandini | 01 de dezembro de 2024
Catanduva abre 150 empregos por mês, mas tem outubro ruim
Por Da Reportagem Local | 01 de dezembro de 2024
Saec transfere coleta de lixo noturna para o turno diurno em 20 bairros