Quem desce a rua Marília notou, nos últimos dias, que as imagens do presépio instalado na praça da Paróquia de São Francisco de Assis ganharam cores bastante vivas. O trabalho representa a última etapa do projeto, que tem inauguração e bênção agendadas para 12 de dezembro, quando será celebrada missa, às 19 horas, para agradecer a todos os envolvidos.
De acordo com padre Valdir Forin, idealizador do projeto, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, frade católico que viveu entre os anos de 1181 a 1226, durante viagem a Greccio, na Itália, com o objetivo de explicar para os camponeses a história do nascimento de Jesus.
Assim, o ano de 2023 marcou os 800 anos da criação do primeiro presépio e, em 2024, a Paróquia São Francisco de Assis, de Catanduva, comemorou os 50 anos de sua fundação.
“Unindo essas duas realidades, a criação do presépio e da paróquia à pessoa de São Francisco, surgiu a ideia de montar um presépio permanente, na praça, para que todos possam ter a oportunidade de relembrar o ano todo o Mistério da Encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo, e o seu grande amor por toda a humanidade”, enaltece o pároco.
As imagens do presépio, dez ao todo, foram adquiridas com recursos da paróquia, provenientes de doações dos fiéis. Além da cena do nascimento de Cristo, São Francisco ganhou lugar de destaque em frente à igreja. As estátuas foram produzidas por empresa de Jaboticabal, enquanto o acabamento provém da aprovação de projeto de apoio à cultura por meio da Lei Aldir Blanc.
Autor