Prefeitura terceiriza serviço de limpeza nas escolas no valor cheio de R$ 4,2 milhões
Município não teria recursos humanos suficientes em seu quadro de pessoal
Foto: DIVULGAÇÃO - Escola José Lahud Cury, no Jardim Belém, é uma das 38 da lista
Por Guilherme Gandini | 27 de março, 2022

A Prefeitura de Catanduva confirmou esta semana, em homologação publicada no Diário Oficial do Município, a destinação de R$ 4,2 milhões anuais para terceirizar o serviço de limpeza nas escolas municipais. O valor é o máximo previsto na licitação. O contrato será firmado com a empresa WWS Services Prestadora de Serviços Ltda, que tem matriz na capital paulista.

Conforme o Pregão Eletrônico nº 287/2021, iniciado no ano passado, a terceirizada ficará responsável pelos serviços de limpeza, asseio e conservação predial, com disponibilização de mão de obra, saneantes domissanitários, materiais e equipamentos para atender as necessidades das unidades escolares e órgãos ligados à Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é “assegurar a continuidade dos serviços, objeto dessa contratação, visando à conservação do patrimônio público, além de oferecer condições de higiene e salubridade aos alunos, servidores e demais usuários das unidades escolares.”

A terceirização, segundo a administração do prefeito Padre Osvaldo (PSDB), é necessária para “preenchimento da lacuna de atendimento da demanda instalada”, uma vez que o município não teria, em seu quadro de pessoal, recursos humanos suficientes para o serviço.

O edital prevê a atuação de 105 profissionais nas escolas e demais prédios ligados à Secretaria de Educação, incluindo auxiliar de limpeza e agente de higienização, já com materiais e EPIs.

Serão 60 postos de serviços de auxiliar de limpeza, em regime de 44 horas semanais diurnas, para limpeza de áreas interna e externas das unidades escolares, entre outras tarefas que se incluam na esfera de limpeza e conservação, visando à salubridade e higiene do local.

E mais 45 postos de agente de higienização, com mesma jornada, para executar a limpeza de todos os sanitários e, sempre que necessário, de áreas internas e externas das escolas.

O edital estabelece, ainda, frequência de limpeza de cada área escolar, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, sanitários e vestiários, áreas de circulação e administrativa, além de depósitos, pátios, quadras e calçadas. A listagem inclui, por fim, orientações para lavagem de itens de cama, mesa e banho, utilização da água e de produtos saneantes.

São 38 prédios para serem atendidos, com dimensões que variam de 477,97 metros quadrados, caso da EMEI Prof.ª Marisa Ap. Vera Dervelan, no São Francisco, aos 6.404,97 metros quadrados do CAIC, no bairro Solo Sagrado, que engloba a EMES-FM Prof. Claudiomar Couto, EMEI Prof. Mário Antonio Bizari e o programa CAIC Jovem.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Prefeitura de Itajobi rebate denúncia de maus-tratos a animais
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
SP vai reconhecer resultados de escolas municipais na alfabetização
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Repasses de ICMS ficam estáveis no primeiro trimestre após recuo