A Prefeitura de Catanduva realizará a 2ª etapa de cadastramento de moradores que querem castrar seus cães e gatos. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Saúde no próximo sábado, dia 14, das 9 às 16 horas. O endereço é rua Pará, 255.
Nesta fase, serão ofertadas 500 vagas ao todo. Para fazer o cadastro, é preciso apresentar documentos pessoais e comprovante de residência de Catanduva. Não é preciso levar o pet.
Os trabalhos começaram no ano passado, quando foram oferecidas 1.000 castrações. Com o cadastro feito, o morador será informado posteriormente sobre o local, dia e horário da castração. Duas clínicas veterinárias estão realizando o serviço junto ao município.
Segundo a Prefeitura, a intenção é oferecer mais 1.325 castrações, além das já realizadas. O investimento na ação, que atendeu pedido da vereadora Ivânia Soldati, será de R$ 420 mil.
O QUE É
A castração é uma medida preventiva que auxilia na proteção contra doenças e também no controle populacional. Nas fêmeas, a castração evita doenças uterinas e ovarianas, como cistos, tumores e infecções, e diminui a incidência das neoplasias mamárias.
Nos machos, previne doenças testiculares e reduz afecções prostáticas. Também pode interferir no comportamento, deixando o animal mais dócil e reduzindo a “marcação territorial”.
Autor