Prefeitura quer mudar trajeto do contorno ferroviário já aprovado
Objetivo seria afastar o novo traçado do perímetro urbano, que está sendo ampliado pelo município; alteração passa por estudos
Foto: RICARDO BOTELHO/MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA - Rumo antecipou a renovação da concessão federal em 2020 mediante contrapartidas que incluem as obras em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 02 de julho, 2022
 

Veio à tona durante audiência pública realizada na segunda-feira passada, 27 de junho, a informação de que a Prefeitura de Catanduva poderá mudar o traçado do novo contorno ferroviário de Catanduva, que demorou de 2005 a 2018 para ser finalizado e cujas obras estão previstas para 2025. O governo municipal garante que a alteração não vai atrasar o cronograma.  

O relato foi feito pela gerenciadora de Turismo, Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches, que anteriormente ocupou a função de secretária de Trânsito. Segundo ela, “o pessoal da Rumo” teria conversado com a equipe de governo no ano passado e questionado para qual sentido o perímetro urbano está expandindo. E, a partir disso, sugerido a mudança do projeto ferroviário.  

“Perguntamos – isso vai atrasar o desvio? Não, não vai. Se é uma coisa que já está chegando lá, a gente já fez o traçado com a extensão urbana. A gente refez e já mandou. Com eles juramentando que isso não iria atrasar o desvio da linha férrea, eles mesmos recomendando que o perímetro (urbano) está muito perto”, detalhou a gestora sobre o diálogo com a Rumo.  

Ela ponderou, ainda, que trata-se de uma obra que envolve muitos recursos, o que justificaria, portanto, “desviar um pouco mais, não muito, já pensando nisso tudo”, fazendo referência aos novos limites do perímetro urbano, que estavam em discussão durante a audiência pública. O novo traçado da linha férrea, disse Maria Cristina, não consta nos mapas apresentados.  

Questionada pelo Jornal O Regional, a Rumo confirmou ter recebido a proposta da Prefeitura de Catanduva para um novo traçado para o contorno ferroviário no município, mas evitou falar em prazos. A concessionária também se esquivou de outros pontos levantados pela reportagem.  

“A empresa direcionou a solicitação à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a mesma solicitou que fossem realizados estudos alternativos considerando o documento apresentado. O projeto encontra-se em fase de estudos, que incluem a revisão de pontos como custos, desapropriações necessárias e cronograma da obra”, informou a Rumo, em nota.  

Na solicitação, O Regional perguntou se a etapa atual, indicada pela Rumo recentemente a outro veículo de imprensa como de “elaboração técnica do projeto executivo”, seria uma atualização ocasionada pela mudança do traçado ou fase já prevista no rito tradicional. Também, se já seria possível indicar a extensão do novo contorno e o investimento previsto. Não houve respostas.  

RELEMBRE  

A construção do novo contorno ferroviário de Catanduva foi incluída no pacote de investimentos assumidos pela Rumo para renovação antecipada do contrato de concessão da linha férrea, em 2020. O acordo foi assinado com a ANTT em 27 de maio daquele ano, em solenidade com a presença do ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos, mediante uma série de contrapartidas.  

O projeto que será executado em Catanduva começou a ser traçado pela Prefeitura em janeiro de 2005, primeiro mês de governo do ex-prefeito Afonso Macchione Neto. O projeto de Viabilidade Técnica e Financeira foi aprovado em 2010 e, em 2012, a Prefeitura solicitou recursos ao Governo Federal para elaboração do Projeto Executivo da obra. Em 2014, o Governo Federal assinou contrato com a empresa que realizaria o Projeto Executivo (Contrato nº 1108/2014).  

O Projeto Executivo do Contorno Ferroviário de Catanduva, com 974 folhas, foi finalizado em agosto de 2018. No ano seguinte, foi expedida a Licença Ambiental Prévia nº 2.685 pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no Processo de Impacto nº 277/2018. A confirmação das obras na cidade seria feita pela Rumo em 12 de março de 2020, antes da assinatura da renovação do contrato de concessão da Malha Paulista, dois meses depois. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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