Prefeitura proíbe plantas exóticas em áreas públicas
Foto: João de Deus Medeiros - Algumas espécies de plantas são tóxicas para as abelhas
Decisão leva em conta o impacto negativo nas abelhas e a perda da vegetação nativa
Por Guilherme Gandini | 01 de agosto, 2025

Decreto assinado pelo prefeito Padre Osvaldo (PL) proíbe o plantio de espécies vegetais exóticas, potencialmente ou reconhecidas como invasoras, em espaços públicos, incluindo áreas de arborização, áreas verdes, reflorestamento, restauração ecológica ou compensação ambiental.

Segundo o documento, a decisão leva em conta o compromisso do Município com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), o impacto negativo nos polinizadores, incluindo abelhas, devido à toxicidade de algumas espécies exóticas, bem como a perda de vegetação nativa.

O decreto também frisa que o Poder Público deverá incentivar o plantio de espécies vegetais nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado como alternativa às espécies invasoras, promovendo a preservação e o equilíbrio ambiental, e realizando campanhas educativas.

A remoção de exemplares das espécies previstas, em áreas onde houver densidade superior a três indivíduos próximos, será feita por cronograma gradual, com intervalo mínimo de seis meses entre cada remoção, seguido do plantio imediato de novas árvores no mesmo local.

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Polícia Civil cumpre mandados em operação contra fraudes eletrônicas
Por Guilherme Gandini | 14 de novembro de 2025
Novos veículos devem suprir demanda de pacientes PCD
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular da Fatec Catanduva