Prefeitura investe em softwares de todo tipo, mas Portal da Transparência ainda falha
Página que deveria exibir dados públicos à população vem apresentando erros desde o ano passado
Reprodução - Portal da Transparência apresenta dois tipos de erros, além de dados incompletos e anos anteriores inexistentes
Por Guilherme Gandini | 11 de janeiro, 2023

Quando o Portal da Transparência estiver funcionando e for possível fazer busca por palavra-chave, o termo “software” resulta em mais de uma dúzia de licitações e contratações feitas pela Prefeitura de Catanduva nos dois primeiros anos da atual gestão, 2021 e 2022.

A principal contratação foi da empresa RLZ Informática, que venceu licitação para fornecimento da licença de uso de software de gestão pública municipal, ao custo de R$ 1,1 milhão, dos quais cerca de R$ 788 mil foram pagos no ano passado.

Coube à empresa a responsabilidade pela instalação, importação e conversão dos bancos de dados dos anos anteriores, parametrização de todos os tributos, tarifas, alíquotas e demais informações, mais o treinamento de pessoal para uso das ferramentas.

A lista de licitações na área de tecnologia ainda tem software para a central assistida de controle de tráfego, lavratura de multas, áreas de educação e assistência social, gerenciamento da legislação municipal on-line, gestão digital de processos administrativos, serviços de computação em nuvem, aplicativos para a zeladoria municipal e servidores, entre outros.

A aposta na tecnologia, entretanto, vem causando transtornos aos servidores municipais e conflitos em processos de integração. Recursos básicos, como o próprio site de transparência, ainda falham. A página é acessada diariamente pela equipe de O Regional, na busca por dados da gestão pública, mas os erros são contínuos desde a implantação de um novo sistema.

Na época, toda a administração pública ficou sem atendimento durante dias, devido à transição de dados. O que se viu a seguir foram problemas sequenciais que, segundo os próprios servidores, causaram muitas dificuldades nas atividades de rotina.

O próprio Portal da Transparência refletiu isso, já que dados dos exercícios anteriores não foram importados. Há alguns dias, com o agravamento dos problemas na página eletrônica, O Regional questionou a prefeitura sobre o assunto e teve a informação de que os dados de 2022 estão sendo importados para o novo ano de 2023 – e que isso estará concluído na segunda-feira.

A prefeitura confirmou também que os arquivos dos anos anteriores referentes a licitações e outros dados públicos que deveriam estar disponíveis, até por exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), continuam sem solução. Quanto aos erros na página, não houve explicação.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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